Pegar no telefone e encomendar uma pizza é um hábito muito enraizado mas, quando é preciso recorrer a empresas de catering e chefs ao domicílio, os portugueses gostam da comida típica nacional. A revelação é feita por um estudo da plataforma virtual Zaask. «Com a ebulição gastronómica que atualmente se vive no nosso país, com tendências desde o sushi à cozinha de fusão, os 74% de pedidos de catering e os 34% de pedidos de chef ao domicílio para comida portuguesa demonstram que a tradição ainda reina à mesa dos portugueses», informa a empresa em comunicado.

Nos pedidos de catering ao domicílio, os petiscos e as tapas surgem em segundo lugar, com 13%. O terceiro é ocupado pelas refeições gourmet e pelo sushi, que representam 4% das encomendas. «Os restantes pedidos concentram-se na comida vegetariana com 3%, na comida italiana com 2% e no barbecue com 1%», refere ainda o documento. «Quanto à dimensão dos eventos, 50% dos pedidos de catering ao domicílio são direcionados para momentos pensados até 50 pessoas», revela o estudo.

«Já no que toca à tipologia de refeição, 28% dos pedidos são para buffet, 16% para catering de casamentos, 12% para jantar volante e/ou jantar sentado, 9% para festas de aniversário e 8% para batizados, primeiras comunhões e cocktails», avança ainda a empresa. De acordo com os números oficiais, são já mais 3.000 os profissionais da área que estão registados na plataforma, que em 2014 permitiu aos profissionais da área faturarem cerca de 2,5 milhões de euros por esta via.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.