O calendário gastronómico agora apresentado contém uma série de workshops de doçaria, cozinha vegetariana, cozinha regional e fingerfood, cursos de vinhos, jantares vínicos e quinzenas gastronómicas, a decorrer nas pousadas de todo o país até ao final do ano.

Estamos na época da lampreia e começamos pelos restaurantes das Pousadas de Amares e Queluz, onde o menu destaca as empadinhas de lampreia com ervas de grelos perfumados em azeite e alho e caldo verde de salsa com enchido de Montalegre. A lampreia à bordalesa, o arroz de lampreia à minhota e a lampreia assada são sugestões para o prato principal. Termine-se com uma maçã caramelizada em vinho do Porto e mel servida com gelado de baunilha, o leite creme queimado, as rabanadas à minhota ou ainda sopa de cavalo cansado. A quinzena da lampreia decorre entre 18 de Fevereiro e 6 de Março em ambas as pousadas.

Entretanto, entre 12 e 26 de Fevereiro, a Pousada de São Bartolomeu, em Bragança, organiza a quinzena do Botêlo com casulas (cascas de feijão) e feijoada de bísaro à transmontana.

Segue-se a quinzena do sável do rio Minho e açorda do mar, na Pousada de Santa Luzia, de 13 a 27 de Abril; a catedral de doçaria conventual e do vinho do Porto, na Pousada de Santa Marinha, em Guimarães, de 13 a 27 de Maio; a quinzena do cabrito dos santos populares e cabritinho do Gerês, na Pousada de São Bento (Gerês), entre 11 e 25 de Junho; a quinzena do contrabando do bacalhau, na pousada de São Teotónio (Valença) entre 3 e 17 de Agosto) e a quinzena gastronómica das vindimas, na pousada Barão de Forrester (Alijó), entre 15 e 30 de Setembro.

No sul, as pousadas de Sagres, Estói, Faro e Tavira organizam as quinzenas do polvo (Maio), das cataplanas (Junho) e dos petiscos algarvios (Setembro).

Na região de Lisboa, à lampreia apresentada em Queluz segue-se o borrego (Março), bacalhau (Abril), Algarve na cataplana (Maio), o pão e os usos e costumes dos santos populares (Junho), a vitela das raças autóctenes (Setembro), o porco preto alentejano (Outubro), os cogumelos e o queijo (Novembro) e a caça (Dezembro).

Quanto às bebidas, as Pousadas de Portugal convidam reconhecidos enólogos portugueses para um ciclo de jantares vínicos a decorrer ao longo do ano. João Paulo Martins inaugura o ciclo na Pousada do Porto, a 25 de Março, seguindo para Viseu a 29 de Abril. Luís Lopes estará em Évora a 27 de Maio e em Guimarães a 29 de Julho. João Afonso apresenta os vinhos em Faro a 24 de Junho e em Viana do Castelo a 28 de Outubro. Finalmente, Luís Antunes é o enólogo para os jantares de Queluz, a 30 de Setembro, e de Palmela, a 25 de Novembro.

Os workshops gastronómicos dão a conhecer tradições, ingredientes e tendências da cozinha, por 45 euros por pessoa, incluindo almoço. No calendário estão previstos workshops de cozinha beirã (Viseu, 12 de Março); fingerfood (Alvito, 16 de Abril), polvo (Tavira, 30 de Abril), cataplanas (Faro, 14 de Maio), cozinha vegetariana e cozinha saudável (Viseu, respectivamente 18 de Junho e 17 de Setembro), petiscos algarvios (Tavira, 24 de Setembro), doçaria algarvia (Faro, 22 de Outubro), cozinha mediterrânica (Alcácer do sal, 8 de Outubro) e doçaria beirã (novamente Viseu, 19 de Novembro).

 

Os cursos de vinhos são para apreciar em fins-de-semana únicos, em programas que incluem estadia de duas noites, pequeno-almoço, visita a uma herdade e adega da região e um jantar com degustação de vinhos, a acrescentar à formação orientada pelo enólogo Tomás Caldeira Cabral.

O calendário adianta as datas de 17 a 19 de Março na Pousada de Arraiolos, com visita ao Monte da Ravasqueira, para o curso de vinhos do Alentejo. De 1 a 3 de Abril a Pousada de Viseu apresenta os vinhos do Dão, com visita à Quinta da Boavista, Terras de Tavares. De 13 a 15 de Maio é a vez dos vinhos do Baixo Alentejo na Pousada de Beja , com visita à Herdade do Monte Novo e Figueirinha. Entre 8 e 10 de Junho, os vinhos verdes são protagonistas na Pousada de Guimarães, com visita à Quinta de Paços. De 23 a 25 de Setembro, a Pousada de Condeixa-a-Nova dá destaque aos vinhos espumantes da Bairrada, com visita ao Campolargo. De 7 a 9 de Outubro, voltam os vinhos do Alentejo, desta vez na pousada de Estremoz, com visita à Quinta da Esperança. Os cursos de vinhos terminam com o Douro DOC e Porto na Pousada do Porto, com visita às Caves da Churchill’s e Taylor’s, de 11 a 13 de Novembro.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.