Este ano na sua 29ª edição, um dos certames mais importantes do setor volta a animar e a colorir a FIL no Parque das Nações em Lisboa, com o melhor que se faz na área do artesanato, design, gastronomia, atividades e música.

Ao todo são cerca de 600 expositores, entre nacionais e estrangeiros oriundos de 40 países, como Tunísia, Marrocos, Turquia, China, Rússia, Índia, Brasil, Namíbia, Cabo Verde, entre outros, distribuídos por três pavilhões, que trazem até Lisboa um pouco da sua arte e tradição.

Aqui pode-se ver, e também comprar peças de cerâmica ou olaria de Barcelos, jóias de Viana do Castelo, Bordados de Peniche, Mantas da zona da Serra da Estrela, Cadeiras Alentejanas, Bonecos de Pano de Santa Comba Dão, Obras feitas em telhas, esculturas em madeira, instrumentos e brinquedos para os mais pequenos à moda antiga, peças de Design, participar em ateliers e workshops de costura, ou até em conferências.

Para aqueles que preferem as artes da Gastronomia e da Doçaria, então o ponto de visita obrigatório é mesmo o Pavilhão 3, onde se podem encontrar vários restaurantes, representantes de várias regiões do país e das respetivas Carnes Portuguesas Certificadas (DOP), como a Carne Arouquesa (Casa Caetano); a Carne de Porco Alentejana (O Lampião); a Carne Maronesa (o Costa); Carne Marinhoa (Temudu’s); Carne Minhota (Torres) e a Carne Barrosã (Comeres Barrosões).

Todos estes restaurantes e as suas carnes participam no 3º Festival de Carnes Portuguesas Certificadas (DOP). Pratos como a Posta Arouquesa, Migas de Espargos com Carne de Alguidar, Cabrito Assado, Leitão, ou Arroz de Cabidela são alguns dos pratos que aqui podem ser degustados, já para não falar nas tentadoras sobremesas regionais e conventuais, como as Cristas de Galo, o Pudim Abade de Priscos ou o Leite Creme.

Se preferir uma refeição mais “ligeira” são várias as barraquinhas presentes com as já tradicionais sandes tamanho XL, de queijo, presunto, paio, ou mistas em pão rústico, um chouriço ou farinheira assadas, as inúmeras tentadoras sobremesas e para acompanhar um copo de vinho nacional, uma cerveja artesanal ou até uma fresca caipiroska.

Para quem quiser levar para casa, encontra aqui desde cerejas nacionais, doces, enchidos, queijos, mel, doces, biscoitos e licores caseiros e regionais. A oferta é grande e tentadora.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.