De 9 a 15 de Agosto vá até Alcochete e participe nas Festas do Barrete Verde, uma autêntica e sentida homenagem ao forcado, ao salineiro e ao campino. Organizadas pela quase centenária agremiação Aposento do Barrete Verde são uma manifestação popular de alegria, diversão e comemoração.
Com agenda marcada a segunda semana de Agosto tem como ponto alto a largada de touros pela ruas da vila e as touradas que acontecem na já célebre praça de touros.
Ao longo desta semana as ruas da vila são enfeitadas e à noite iluminadas a rigor. Os motivos decorativos, muitos deles imaginados e construídos pela população local referem-se aos trabalhos do campo, às salinas e aos touros.
Um dos momentos mais esperados destas festas é a noite de Sábado, que este ano acontece no dia 10, com a tradicional noite da Sardinha Assada, durante a qual são oferecidas, nas ruas típicas, sardinhas assadas, pão e vinho.
Não perca a procissão por terra e mar, em que a imagem de Nª Srª da Vida chega à vila a bordo de uma embarcação típica. Participe no cortejo etnográfico, que na primeira noite de festa sai da praça de touros para percorrer as principais ruas da vila, os concursos de condução de jogos de cabrestos, as arruadas com a banda da terra e as diversas touradas que decorrem na praça de touros.
Ao longo da semana as ruas da vila alegram-se e a gentes angustiam-se e divertem-se com as 10 largadas de touros que vão agitar as hostes.
A vertente cultural também não é esquecida, pois a autarquia organiza diversas iniciativas, destacando-se a actuação de vários grupos musicais ou de artistas de renome como Mónica Sintra e Ana Malhoa. As noites acabam quase todas com o luminoso e espectacular fogo de artifício.
Delicie-se com a gastronomia da região. Prove o peixe grelhado, os mariscos e a carne de vitela.
Festa do Barrete Verde
Este artigo tem mais de 22 anos
De 9 a 15 de Agosto vá até Alcochete e participe nas Festas do Barrete Verde.
Comentários