No fim-de-semana de 11 e 12 de abril, o ouriço-do-mar poderá ser provado nas mesas dos restaurantes da Ericeira, iniciativa esta que será complementada com um sofisticado programa gastronómico dedicado a esta espécie marinha. Antecipando o Festival, aos restaurantes de autor fora do concelho de Mafra vão desenvolver interpretações gastronómicas desta iguaria, ao longo da semana de 6 a 12 de abril.

O ouriço-do-mar (Paracentrotus Lividus) tem grande tradição nas praias da vila da Ericeira, outrora Ouriceira. Este ícone da alta cozinha mundial dá agora o mote para um festival que inclui mostras gastronómicas, degustações, workshops, seminários e showcookings com chefes conceituados e escolas de hotelaria, entre elas a afamada Le Cordon Bleu.

António Alexandre (Lisboa Marriott Hotel), Luís Miguel Rodrigues (Restaurante Bastardo, do Internacional Design Hotel), Alexis Gregório (Restaurantes Adega Machado e Café Luso, em Lisboa), Manuel Prats (Restaurante M29, do Hotel Miguel Angel, em Madrid), Luís Machado (ESTM-IPL) e Carlos Collado (Le Cordon Bleu - Madrid) são alguns dos nomes de referência que marcarão os showcookings, com entrada gratuita, na sala de eventos do Hotel Vila Galé da Ericeira.

O Festival engloba ainda a realização de umas jornadas técnicas sobre o ouriço-do-mar, com especialistas, biólogos e investigadores; a apresentação de um estudo científico sobre stocks, povoamento e desenvolvimento do produto na zona costeira da Ericeira, no auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, localizado no centro da vila.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.