No dia 24 de Março vá até Melgaço e delicie-se com as propostas de gastronomia regional, nos restaurantes do concelho. Um evento organizado pela Região de Turismo do Alto Minho, pela Câmara Municipal de Esposende e pela Confraria dos Gastrónomos do Minho. Neste dia destacam-se os pratos confeccionados à base de cabrito do monte e as dezoito freguesias, que aparecem-nos ainda revestidos dos seus traços medievais, fazendo-se notar o velho castelo roqueiro, com a sua graciosa Torre de Menagem, verdadeira atalaia da fronteira, construído pelo Prior do Mosteiro de Longos Vales em 1197, no tempo de D. Sancho I; as ruelas em calçada à portuguesa, telhados e muros com "patine" de séculos; a matriz dedicada a Santa Maria da Porta, a Misericórdia, com uma lindíssima galilé; o Convento das Carvalhiças, que foi da Ordem dos Franciscanos; a Capelinha do Santo Cristo; a jóia românica da Capela de Nossa Senhora da Orada.
Numa afirmação de progresso, a vila medieval alargou a sua "cerca" e transformou-se, hoje, numa vila moderna.
Mas em Melgaço deve também subir até às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, passando por Cubalhão, para atingir Lamas de Mouro, apanhando na meia encosta o pequeno Trancoso de margens verdejantes e acolhedoras, atingindo a Portelinha e chegando, finalmente, a Castro de Laboreiro, velho "habitat" castrejo simbolizado na mulher vestida de luto, vestida de negro, por saudade, por estima, por respeito aos noivos, filhos e maridos que viram partir para a "estranja" em busca de melhores dias, tendo junto de si o cão de Castro Laboreiro, raça nobre de guarda e pastoreio, com o seu porte aprumado e de cores em tons lobeiros.
Deixar o planalto, ainda testemunho de velhos hábitos comunitários, de "brandas" e "inverneiras", de casas de granito cobertas de colmo, e descer de socalco em socalco, nesse anfiteatro imenso de recantos idílicos; dos rebanhos (gados e reixelo) nas encostas do Cabeço do Pito, Côto de Pemedelo e Soengas, à sombra dos carvalhos seculares do Mosteiro de Fiães, dos ribeiros de águas frias, onde as trutas saltitam livres e despreocupadas, entre bétulas e pinhais, campos e leirolas fugidias; dos presuntos afumados com urze e carqueja, com ramos de loureiro à mistura.

Abalar, de novo, Minho abaixo, por Prado, Remoães e Paderne, com visita obrigatória à igreja do antigo Mosteiro fundado no Séc. XII, de que conserva a estrutura românica; a seguir às Termas do Peso, que em boa hora o Município deseja recuperar para as integrar num verdadeiro "turismo de saúde", dê um salto até Arbo e porque não a Cañiza pela nova Ponte D. Manuel Fraga Iribarne, num amplo abraço transfronteiriço "A Galiza mai-lo Miño"?; depois, Alvaredo, que S. Martinho apadrinhou, para terminarmos em Penso, melhor dito, S. Tiago de Penso, também caminho de peregrinos, de velhas rotas jacobeas e de portagem, que, ali, é a porta da entrada deste Concelho de Melgaço.
Roteiro único no Alto Minho, na Região Norte, na hospitalidade franca e amiga, castreja!
Restaurantes Aderentes
Restaurante
Localidade
Telefone
Adega do Sossego
Pexo - Paderne
251404308
Adega Regional Sabino
Largo Hermenegildo Solheiro
251404576
Adérito
Rouças
251404412
Albergaria Boavista
Peso - Paderne
251416464
Cantinho do Adro
Rua Direita
251404904
Castrum Villae
Castro Laboreiro
251460020
Cinema
Rua Nova de Melo
251403918
Inês Negra
Edifício da Pscina Municipal
251404835
Mini Zip
Largo da Misericórdia
251402668
Miracastro
Castro Laboreiro
251460020
Miradoiro do Castelo
Castro Laboreiro
251465469
O Minhoto
Rua José Cândido Gomes de Abreu
251404878
O Vidoeiro
Lamas do Mouro
251465566
Paisão
Lamas do Mouro
251456223
Panorama
Mercado Municipal
251410400
Serra
Castro Laboreiro
251465523
Verde Minho
Peso - Paderne
251416081
O evento conta ainda com um programa de animação próprio: há actuação do Grupo de Gaiteiros de Gave, Exposição alusiva à Gastronomia, com a participação das Escolas do Concelho, que terá lugar Casa da Cultura de Melgaço.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.