Aproveitando a realização do Mundial de Surf 2014 este domingo 19, em Peniche, o espaço OesteCIM – Comunidade Intermunicipal do Oeste lança o projeto “Fish Gourmet” da Docapesca – Portos e Lotas S.A. A Campanha da Cavala é uma das Campanhas Nacionais de Valorização do Pescado Português, que pretende motivar, informar e promover junto dos alunos das escolas de hotelaria nacionais os benefícios da utilização desta espécie, abundante na costa portuguesa, rica em ómega 3, e de baixo valor comercial.

Entre 1 de novembro de 2014 e 28 de fevereiro de 2015, os alunos deverão enviar uma ficha técnica da receita de fishburguer gourmet de Cavala, com a indicação do valor nutricional (incluindo a quantidade de ómega 3), das quantidades de cada ingrediente utilizado e do custo monetário por pessoa, o qual não deverá ultrapassar os 2 euros/pax.

A apresentação da receita deve ser apelativa, passível de ser produzida e embalada industrialmente como ready-to-eat e acessível, quer do ponto de vista da relação qualidade/preço, quer do ponto de vista da preparação e confeção em casa, e terá como público-alvo jovens solteiros e casais jovens independentes que, não tendo muita experiência ou muito tempo, dispõem financeiramente de meios para privilegiar compras mais saudáveis e equilibradas.

A final desta ação será realizada em Lisboa, num dos dias do evento “Peixe em Lisboa 2015”, onde estarão presentes os três finalistas a nível nacional. O vencedor desta iniciativa será premiado com um estágio de 3 meses com um Chef de renome a nível nacional, e a respetiva escola de hotelaria recebe um prémio em material/produtos.

O Júri que irá avaliar as receitas será composto por elementos com reconhecida capacidade técnica para a avaliação dos pratos sob diversas óticas, nomeadamente: Gastronomia, Nutricionismo, Indústria de Conservas de Peixe, Indústria Alimentar e Comércio de Pescado.