Os 100 anos da Vatel são celebrados em grande no Peixe em Lisboa. A marca convidou a chefe Justa Nobre para uma série de demonstrações ao vivo, às 14h e às 20h, todos os dias do certame. Justa Nobre dá exemplos de diferentes receitas de peixe temperado com sal e ervas, fáceis para fazer em casa. Uma delas é a adaptação do famoso peixe ao sal, em que as postas de robalo são grelhadas em cima de uma placa de sal aromatizada com tomilho e salpicada com água, em vez de irem ao forno. Umas rodelas de batata-doce previamente cozida, tomate cereja e cebolinhas salteadas são o acompanhamento ideal para este prato de peixe, que ainda é enriquecido com um molho de vinho rosé, caldo de peixe e natas. “É uma boa forma de fazer um churrasco de peixe, até numa varanda ou no campismo”, sugere a chefe de cozinha.

A Vatel aproveita a ocasião para dar a conhecer uma gama de produtos inovadores, como o Sal Equilíbrio (50% menos sódio) ou o Sal marinho especial para saladas, ambos em embalagens de 75 gramas.

Além das constantes demonstrações e conversas, o Peixe Em Lisboa é conhecido por lançar novas empresas e produtos. Veja-se o caso do Chocolate d’Odette, uma marca muito recente mas com sucesso já garantido. Ou não fosse a sua criadora Odete Estevão, presidente do Cacau Clube de Portugal e provavelmente uma das pessoas que mais sabe sobre o pequeno grão em Portugal. Das receitas ao design das embalagens, Odete concebeu os seus produtos em vários tamanhos para responder condignamente a todas as ocasiões em que um chocolate faz falta. As bolachas Diamantes de Cacau, a Tarte de Chocolate e Framboesa, as verrines ou as trufas prometem conquistar uma legião de fãs.