A terceira edição do seminário Fruto - Diálogos do alimento, acontece entre os dias 24 e 26 de janeiro, na Unibes Cultural, em São Paulo, e funciona como palco e plataforma de network e mobilização para diálogos em torno da alimentação, sustentabilidade, desafios e soluções para o presente e para o futuro próximo.

Idealizado e criado pelo chefe de cozinha Alex Atala e o produtor cultural Felipe Ribenboim, o evento que conta com a chancela do Instituto ATÁ, surgiu da necessidade de discutir e dialogar sobre a reorganização e os problemas que envolvem a alimentação mundial, levando a todos a mensagem de que o maior elo entre a natureza e a cultura é a cozinha. Para 2020, os temas em destaque focam questões relacionadas com a água e o alimento como saúde, além de abordarem pontos relativos à reciclagem e ao reaproveitamento de materiais.

Alex Atala, chefe de cozinha: “Até quando não vamos querer entender que atrás de um prato de comida existe uma morte?”
Alex Atala, chefe de cozinha: “Até quando não vamos querer entender que atrás de um prato de comida existe uma morte?”
Ver artigo

O Fruto que poderá ser acompanhado ao vivo aqui, aborda como um dos temas centrais a questão da água, pois entende a necessidade de questionar sobre o uso de um recurso natural esgotável. Serão debatidos assuntos relacionados com o acesso, tratamento, distribuição, cuidados em nascentes, lençóis freáticos e outros temas que focam a importância da água para o meio ambiente e a humanidade, principalmente na América Latina, onde se concentram grandes reservas hídricas mundiais, Amazónia e Patagónia.

As palestras acontecem nos dois dias do evento e são ministradas por profissionais de diferentes nacionalidades e áreas de atuação. Entre os mais de 22 confirmados estão o arqueólogo e antropólogo americano Bill Schindler, que irá falar sobre Cozinha Evolucional. O palestrante, que viaja o mundo a documentar formas tradicionais de alimentos, inspira-se nos registos arqueológicos profundos, ricos registos etnográficos, e na culinária moderna, para criar soluções alimentares que sejam relevantes, significativas e acessíveis para os cidadãos.

Sobre Economia Circular, Luisa Santiago, da Ellen McArthur Foundation no Brasil, aborda as vantagens do modelo que aplica o ganho económico à lógica da sustentabilidade, conferindo valor naquilo que viria a ser apenas lixo.

Mestre em práticas de desenvolvimento sustentável e doutorada em gestão ambiental, a oradora explica que o conceito da Economia Circular ainda é um processo inicial, mas que tem vindo a ganhar cada vez mais importância.

Já o chefe de cozinha japonês Yoshihiro Narisawa vai ao evento para abordar a filosofia Satoyama, base da sua cozinha e cultura japonesa, que coexiste com a natureza em terras, mares, rios e montanhas. Na sua intervenção, o chef traz um pouco da sua trajetória, que tem despertado não apenas a valorização de culturas, produtos e tradição ressignificados para os dias de hoje, mas também a consciência ambiental. Vencedor do primeiro prémio "Sustainable Restaurant Award", pela Restaurant Magazine, um dos seus pratos mais icónicos é a Sopa de Terra (Soil Soup), que expressa a importância do meio ambiente através do que comemos.

Para falar sobre o Nova, novo sistema de classificação, que leva em conta o processamento industrial dos alimentos, o evento conta com a presença do professor Carlos Monteiro, da Universidade de São Paulo (USP), que leciona nutrição e saúde pública, e apresentará detalhes do novo sistema.

O estudo divide a pirâmide alimentar em três grupos: não processados ou minimamente processados; processados utilizados como ingredientes de preparações culinárias ou pela indústria de alimentos; e produtos alimentícios ultra processados. O uso da nova pirâmide alimentar é ilustrado com referências de alimentos e embalagens de produtos ultra processados de acordo com dados recolhidos por pesquisas de orçamentos familiares, numa amostra probabilística de 48.470 domicílios brasileiros.

O Fruto - diálogos do alimento também destaca assuntos como reciclagem, embalagens, sustentabilidade e desafios e soluções para o futuro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.