Para quem aprecia viver de perto um ritual da cultura popular portuguesa, o almoço deste dia vai privilegiar as iguarias gastronómicas habitualmente servidas pelas casas transmontanas em dias da matança do porco.
A partir das 10 horas, iniciam-se os trabalhos da “desfeita do porco”, que dão a conhecer aos visitantes a mestria e a destreza de práticas ancestrais transmitidas de geração em geração. Seguindo-se os costumes de terras flavienses, os saberes são ainda estendidos à confecção de um rico buffet tradicional que será servido no restaurante do hotel, a partir das 13 horas.
Do cardápio daquele que é considerado “dia de festa e de azáfama”, constam nos frios pimentos assados, saladas variadas, azeitonas temperadas, salada de bacalhau e escabeche de petinga. Após uma sopa de feijão vermelho, as carnes frescas do porco servem-se à mesa do Hotel Casino Chaves em forma de rojões, sangue cozido, fígado grelhado e corado, acompanhados por grelos, batata e arroz de feijão com couve. A estas especialidades, regadas com vinho da pipa, junta-se ainda o frango de cabidela.
À sobremesa, uma selecção de fruta da época enceta o desfile de doces que sugere pudim de maçã, leite-creme tostado, doce de cabaça, bolo de amêndoa, queijadas de laranja, ananás com vinho do Porto, papas de sarrabulho doce e queijos típicos de Trás-os-Montes.
Preço: 23 euros por pessoas
Reservas: 276 309 600; reservashcc@solverde.pt

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.