Face à crise de saúde pública desencadeada pela pandemia em torno do COVID-19 e consequente Estado de Emergência decretado pelo Governo, muitos restaurantes estão a desenvolver serviços de take away e de entrega ao domicílio, permitindo-lhes manter a atividade.

O serviço de take away (para entrega direta ou em casa/empresas) decorre, no entanto, de acordo com novas regras, para garantir a segurança de clientes e prestadores do serviço, nomeadamente os estafetas encarregues de fazer as entregas.

Em Portugal operam inúmeras plataforma de entrega de comida nos domicílios e empresas, tais como a Uber Eats, a Glovo, a Comer em Casa, a Eat Tasty, noMenu ou a SendEAT.

Uber Eats remove a taxa de entrega ao almoço em todos os pedidos

“Para tornar a entrega ao domicílio ainda mais acessível para os portugueses que passaram a trabalhar de casa como resposta ao Covid-19, vamos eliminar a taxa de entrega em todos os pedidos superiores a 5 euros, durante o período do almoço (das 11h00 às 15h00) nos dias da semana (segunda a sexta feira), desde dia 16 até 31 de março”, informa a empresa de entrega de comida ao domicílio.

Para beneficiar da entrega gratuita, há que entrar na aplicação do Uber Eats, ir à secção “Conta” e, no separador “Promoções”, adicionar o código "almoco", seguido do dia e mês correspondentes segundo o formato "ddmm".

A Uber Eats informa, ainda, que “o utilizador poderá ter uma experiência de entrega sem contacto: para isso apenas tem de deixar uma nota de entrega, pedindo para deixar o seu pedido à porta ou na entrada”.

uber eats

ZeroZero, Tapisco e DeliDelux avançam para take away

A partir de 23 de março, através da campanha #Plateforhome, restaurantes do Grupo Plateform em Lisboa, Porto e Coimbra asseguram o serviço de take away através da app Uber Eats: Honorato (Lisboa, Porto e Coimbra), Wok to Walk (Lisboa e Porto), Vitaminas (Lisboa) e Coyo Taco (Lisboa). A partir de dia 25 de março, entram na equação o Big Fish Poke (que também já se encontrava na plataforma).

Pela primeira vez num serviço de entrega ao domicílio, e de forma a proporcionar uma oferta abrangente e diversificada, as marcas Honest Greens, ZeroZero, Tapisco e DeliDelux (todas elas em Lisboa). Neste último caso, para além das refeições prontas Grab n’Go, a mercearia gourmet de Santa Apolónia irá estar aberta ao público, seguindo as regras aplicadas aos supermercados.

Lisboa: A pizaria ZeroZero chegou ao Parque das Nações e com alguns exclusivos
ZeroZero créditos: ZeroZero

Soão, a cozinha asiática também chega agora a nossas casas

O restaurante Soão está disponível na Uber Eats, com sete pratos que habitualmente vemos à mesa do número 100 da Avenida de Roma, em Lisboa. Nas entradas, há as keema samosa, as chamuças de cabra, caril e molho de iogurte e menta e, nas sopas, a tom yum gai, com erva príncipe, lima kaffir, chili, cogumelos e frango. Nos pratos principais, estão disponíveis o pad thai de camarão e de frango, o caril vermelho verde, ambos de frango. Além destes, há ainda o gua bao, de porco desfiado, molho de feijão preto, coentros, pepino e amendoim, entre outras.

“A trabalhar na cozinha do restaurante estão apenas quatro elementos, que vivem perto do restaurante, cujas condições de higiene e segurança foram previamente asseguradas”, sublinham em comunicado os responsáveis pelo Soão.

As entregas serão feitas apenas num raio de quatro quilómetros do restaurante, na zona de Alvalade.

soão
Bao de porco. créditos: O Apartamento

Rei dos Leitões com serviço de take away e entregas ao domicílio de comida e vinhos

A dupla Licínia Ferreira e António Paulo Rodrigues, responsáveis pela casa Rei dos Leitões, na Mealhada, arregaçaram mangas e definiram um novo plano: passar a servir em regime de take away e entregas ao domicílio, não só comida, mas também vinho. A casa conta com uma garrafeira com mais de três mil referências.

De entre uma carta com 21 opções, composta por entradas, massa, peixe, marisco, carne e sobremesas, os pedidos são feitos por telefone (968 123 084) ou e-mail reidosleitoes@reidosleitoes.com.pt. Um elenco onde não falta o Leitão à Bairrada, mas também as lulinhas fritas, o polvo à lagareiro, o bacalhau no forno, o arroz do Mondego e gambas, os lombinho de vitela grelhado.

Situado no número 17 da Avenida da Restauração, na Mealhada, o Rei dos Leitões serve em regime de take away e faz entregas de Norte a Sul do país, entre as 12h00 e as 19h00, com exceção de terça-feira à tarde e quarta-feira todo o dia. As entregas são gratuitas num raio de 10 quilómetros, ou até 30 quando a encomenda tem um valor acima dos 100 euros.

 Cozinha com sabor a Brasil com o Fogão Gaúcho

O Fogão Gaúcho, restaurante especializado em rodízio brasileiro, depois de ter encerrado temporariamente, reabre-as a 1 de abril para take away das (11h30 às 15h00 e das 18h30 às 21h30), entrega ao domicílio (Uber Eats) e talho.

"Estamos a respeitar o protocolo de cuidados, fazendo a entrega na porta do restaurante com o mínimo de contacto com o produto e a embalagem”, assegura Saulo Cardoso, proprietário das três moradas do Fogão Gaúcho (Carregado, Carnaxide e Alverca).

A picanha, o cupim, a costela e a maminha continuam a ser alguns dos protagonistas dos novos menus do Fogão Gaúcho, Para levantar nos restaurantes, destaque para a ​maminha grelhada 250 g, a picanha grelhada 250 g​, ambos acompanhados por arroz, feijão preto, batata frita, banana Milanesa e farofa, e o frango assado à moda Gaúcha, acompanhado de polenta frita, arroz, feijão preto, batata frita e farofa.

Há ainda opções de degustação para quatro pessoas e aos sábados e domingos, brilha a ​feijoada brasileira completa​, acompanhada de arroz, feijão preto, batata frita, banana Milanesa, farofa, vinagrete e couve.

Quem preferir a opção “fazer você mesmo”, através de encomenda prévia, pode ​levantar, num dos três restaurantes, ​cortes de carne fresca ou congelada ao quilo, apenas para confecionar em casa. As carnes vêm da Europa e da América do Sul, mas há também peças de raças portuguesas de produção própria vindas dos Açores, todos cortes com Indicação Geográfica Protegida. Para acompanhar, há uma lista de vinhos selecionados com opções nacionais.

Fogão Gaúcho, o rodízio brasileiro que quer romper com preconceitos chegou a Alverca
créditos: @Paulo Barata

Chefe Kiko reabre o Talho com serviço de entrega ao domicílio

Finda uma semana, o Talho do chefe Kiko, casa localizada em Lisboa, reabriu com serviço de entregas ao domicílio. Na ementa que nos chega a casa inclui-se o bife Wellington, o lombo marinado, a salsicha mediterrânea, a perna de frango com alheira e castanhas. A oferta estende-se aos congelados, como os croquetes de diferentes carnes (de cozido à portuguesa, feijoada à brasileira, pato).

As entregas são feitas em Lisboa (a partir de 50 euros), Odivelas e Amadora (desde 75 euros), Cascais, Oeiras e Loures (a partir de 100 euros).

Os pedidos efetuam-se pelo telefone 913 338 203 ou e-mail otalho@comeromundo.pt

No Porto, se não podemos ir aos brunches, vão estes às nossas casas

Isolamento social e quarentena não têm de ser sinónimo de privação dos prazeres da vida. Alguns dos espaços de Brunch do Porto estão a fazer entregas ao domicílio e, também, em regime de take away. Camélia Brunch Garden, d'O Diplomata e d'O Consulado, e do Noshi são os espaços da Invicta que nos chegam a casa com panquecas, bowls, hambúrgueres vegan, saladas, tostas, estão entre as sugestões.

No Porto, se não podemos ir aos brunches, vão estes às nossas casas
Nochi, um dos espaços com oferta de brunch para take away e entrega ao domicílio. Wow Agency

À distância de um clique a encomenda dos bolos de Mafalda Agante

“Há alguém mais gulosa do que eu?” apresenta uma nova versão da aplicação lançada recentemente para Android e iOS, com a opção de loja online com encomendas de bolos da doceira Mafalda Agante que nos diz: “na confeção dos doces não usamos semi-preparados, corantes, conservantes ou outros aditivos alimentares. A nossa produção é artesanal, com opções bio, sem glúten, sem açúcar refinado, ou vegan, além das opções tradicionais e conventuais. Também fornecemos pastelaria saudável para crianças”. 

As entregas são realizadas em moradas particulares ou empresas, através de transportadora refrigerada, nas seguintes cidades: Aveiro (terças e quintas); Braga (quartas e sextas); Coimbra (de segunda a sábado); Guimarães (quartas e sextas); Lisboa (segundas e sextas) e Porto (de terça a sexta).

"Há alguém mais gulosa do que eu?" é um blogue; uma APP (para Android e iOS); um canal no YouTube; livros de receitas; rubrica semanal na RFM (no Wi-Fi, aos domingos, pelas 21h00); consultoria gastronómica e catering de uma repórter apaixonada por doces.

Coimbra: Na casa Mais Gulosa a doçaria não sai da linha de montagem, é labor de artesã
Mafalda Agante: “Muitos dos meus doces são sem glúten e não utilizo açúcar refinado”.

O ramen do Ajitama também chega a casa

Após um ano e meio a servir jantares uma vez por semana em casa e perante uma lista de espera a crescer exponencialmente, António Carvalhão e João Ferreira, dois entusiastas do ramen, emblemático caldo japonês, decidiram dar um passo em frente e abrir o seu próprio restaurante. O Ajitama Ramen Bistro fica na Avenida Duque de Loulé, 36, em Lisboa.

A recente pandemia de COVID-19 levou os dois sócios a apostarem nos serviços de take away e entregas ao domicílio.

Na ementa encontramos pratos como Nasu Dengaku (beringela tostada no forno, barrada com pasta de miso e acompanhada com ceboloa), Ramen Shoyu (ideal para iniciantes) com uma combinação de caldo de galinha e dois tipos de molho de soja japoneses, complementada por uma variedade de toppings; o Ramen Veggie (opção vegetariana); o Shio, uma combinação de caldo de caldo de elementos marítimos, com caldo de galinha e uma variedade de toppings.

As encomendas podem ser efetuadas no site do Ajitama, ou através do telefone 967 761 997, assim como através das plataformas Uber Eats, Glovo e TakeAway.com

Informa a equipa do Ajitama que “temos ainda serviço de take away gerido por nós mesmos, e também a através da plataforma TooGoodToGoo”.

Entrega ao domicílio com oferta de uma pizza na aquisição da primeira

Os restaurantes Bellalisa Valmor e BYF, contam com serviço de take away e entregas ao domicílio, disponíveis diariamente entre 10h00 e as 22h00. O serviço de take away vai operar, excecionalmente e devido à conjuntura, para as duas unidades através do espaço do restaurante italiano, sediado na Avenida Visconde Valmor 65A, em  Lisboa.

Para além das pizzas de massa fina e massas frescas caseiras, a ementa sugere “massa alla forma”, terminada dentro do queijo Grana Padano. Todas as semanas as sugestões do chefe vão apresentar pratos diferentes.

Já o restaurante BYF entrega ao domicílio uma seleção de carnes, inspiradas nos pratos servidos na steakhouse.

Os pedidos de entrega podem ser feitos através do telefone 217 979 026 e entregues através do serviço de entregas do grupo ou mediante as plataformas Uber Eats e Glovo. As entregas são gratuitas a partir de 10 euros. No lançamento, o restaurante Bellalisa conta com uma promoção: oferece uma pizza, na compra da primeira.

Casa da Comida com refeições caseiras

O estabelecimento redefiniu a sua oferta e disponibilizou as refeições do take away, para entrega direta em casa ou nas empresas. As opções incluem encomendas de refeições congeladas para casa, cabazes familiares que ajudam a planear a semana e encomendas para empresas. As entregas são realizadas na zona da grande Lisboa e nos concelhos de Oeiras e Cascais.

Entre as opções, estão sopas; pratos de peixe, pratos de carne. A carta inclui ainda entradas, pratos vegetarianos, sobremesas vegan e empadas, quiches e saladas.

As encomendas podem ser feitas através de comercial@casadacomida.pt ou 218 115 020.

Casa da Comida

Audaz abre pela primeira vez para take away e entregas em casa

O gastropub Aduaz, em Lisboa, passou a 25 de março a funcionar na plataforma Uber Eats e a contar com serviço de take away. “De forma a evitar o desperdício dos produtos em stock, os pratos que chegam à app são uma seleção das propostas do chefe de cozinha Manuel Lino”, informa-nos a equipa do restaurante. Sugestões “que melhor se adaptam à entrega ao domicílio, entre elas o bacalhau confitado com puré de cebola e rosti de batata, a bochecha de vitela estufada com puré de batata-doce, o tártaro de beterraba com iogurte fumado ou o hambúrguer com queijo da ilha e maionese de alho e coentros. Também é possível encomendar vinho, cervejas, e mesmo alguns mixers.

Para garantir a segurança, “número de profissionais na cozinha foi limitado a dois e todas as superfícies são limpas regularmente. É obrigatório o uso de luvas descartáveis e de gel desinfetante entre trocas. Além disso, a temperatura de toda a equipa é medida três vezes por dia”, relata a nota informativa.

Os pedidos podem ser feitos todos os dias, das 12h00 às 22h00 ou ligando com antecedência para o contacto 211 349 094, no caso do take away.

Capim Dourado, Take away com sabor a Brasil

No Porto, o restaurante Capim Dourado, de cozinha brasileira, garante entregas mediante pedidos (12h00 às 15h00 e das 19h às 22h30) efetuados através de WhatsApp. Para contacto telefónico o número é 915 500 081. A casa aceita unicamente pagamentos com multibanco.

As entregas estão divididas em quatro zonas. Porto a Vila Nova de Gaia e até Leça da Palmeira. A taxa varia consoante a zona onde está.

Capim Dourado
créditos: Capim Dourado

Paleo, vegetariana e sem glúten nas entregas da Honest Greens

A Honest Greens, sediada em Lisboa, passou a contar com o serviço de take away e de entrega de refeições através da plataforma da Uber Eats. As propostas centram-se nas dietas paleo, vegetariana, plant based e sem glúten, embora com uma ementa adaptada ao serviço de domicílio e take away. Também é possível pedir os pratos para partilhar e alguns elementos da carta de sobremesa e snacks, para além das bebidas, kombucha e as águas com infusões.

“Para esta operação, o Honest Greens assegura que todo o serviço respeita as mais rígidas regras de higiene e segurança, desde a utilização obrigatória de luvas e máscaras, desinfeção constante do espaço e ainda controlo periódico de temperatura das equipas, bem como disponibilização de gel desinfetante”, sublinha a empresa.

O espaço funciona todos os dias das 12h00 às 22h00, no Parque das Nações Alameda dos Oceanos, lote 2.11.01 1990-225, Lisboa.

Restaurantes Mercantina também chegam a casa

O fecho das portas não será total pois os espaços da Mercantina (Alvalade, Chiado e Avenida da República) “passarão a assegurar serviços de take away e delivery” informa a empresa, “disponibilizando pizzas napolitanas e outros pratos transalpinos. Este serviço introduzirá novos padrões de segurança e rigor atinentes à máxima confiança da oferta em face das circunstâncias que se vivem e passará a estar disponível, a partir dos próximos dias, em data que a marca indicará”.

Lisboa: No quiosque da Mercantina a piza vem a metro à moda romana

Restaurantes do chefe de cozinha Vítor Sobral garantem Take away

“Comprometidos com os nossos clientes e colaboradores, o grupo Quina procurou alternativas para minorar o isolamento dos seus clientes – e decidiu reforçar o serviço de takeaway em vários dos seus espaços”, explica o chefe de cozinha Vítor Sobral, responsável pelo grupo. Os espaços da Tasca da Esquina e da Peixaria da Esquina trabalham com as plataformas Glovo e No Menu. Vários restaurantes do grupo Quina deixam de ter serviço de sala, mas mantêm o serviço de balcão, respeitando as devidas distâncias de segurança. As encomendas são entregues à porta da Tasca da Esquina e da Peixaria da Esquina. Nas Padarias da Esquina, mantêm-se as vendas ao balcão – sendo que se farão entregas para encomendas com valores a partir dos 5 euros.

“As embalagens foram cuidadosamente escolhidas, com selo de segurança, para garantir a protecção e integridade dos pratos pedidos pelos clientes”, informa o grupo.

Contactos para encomendas: Tasca da Esquina: 919 837 255 ou info@tascadaesquina.com Peixaria da Esquina: 91 294 6155 ou geral@peixariadaesquina.com Padaria da Esquina:  Restelo: 910 019 616 ou geral@padariadaesquina.com Campo de Ourique: 910 019 616 ou geral@padariadaesquina.com Alvalade (entregas ao balcão):  21 133 8666 ou geral@padariadaesquina.com

Tasca da esquina
créditos: Tasca da Esquina

Bairro do Avillez e Pizzaria Lisboa com take away

Não obstante ter encerrado grande número dos seus restaurantes como aqui noticiámos, o Grupo José Avillez mantém em funcionamento, em Lisboa, o Bairro do Avillez e a Pizzaria Lisboa.

Com “consequências imprevisíveis”, Grupo José Avillez encerra restaurantes
créditos: Lifestyle

Come Prima e Forno d’ Oro com entregas ao domicílio

Tanka Sapkota,  chefe de cozinha nepalês especializado em gastronomia italiana, encerrou ao público os seus quatro restaurantes em Lisboa a 13 de março – Il Mercato, Come Prima, Forno d’ Oro e Casa Nepalesa -, mas mantém em funcionamento o serviço de encomendas dos seus espaços: Come Prima e Forno d’ Oro.

Ambos os restaurantes estão presentes na plataforma de entregas Uber Eats, ou através de take away. "Aceitam-se transferências ou dinheiro na quantia exacta. Em matéria de condições de higiene e segurança, as equipas que se concentram agora nestes dois restaurantes estão todas a trabalhar de luvas e máscara, de modo a garantir a integridade e qualidade de todos as encomendas", lemos em nota informativa emitida pela agência que comunica os restaurantes.

Tanka Sapkota o “Cavaleiro das Trufas de Alba” trouxe para Portugal um exemplar com mais de um quilo

Peixaria Moderna, Prego da Peixaria, Meat Me, Soão com novo serviço de entregas

O SEAME Group criou Olívia (Peixaria Moderna, o Prego da Peixaria, o Meat Me ou o Soão), que funcio­nará em exclusivo através da Uber Eats, a partir de 17 de março. A premissa principal do nascimento da Olívia foi a de “poder entregar ao domicílio” as refeições. Entre as novidades para este novo serviço estão nove hambúrgueres diferentes com valores entre os 7,50 euros e os 8,50 euros.

Olívia. O novo restaurante de entrega de hambúrgueres para que não tenha de sair de isolamento

Garden Gourmet, o take away saudável sem taxa de entrega

O Garden Gourmet, com menu idealizado pelo chefe de cozinha Manuel Perestrelo, apresenta pratos como os nuggets com creme de abacate e sésamo ou panadinhos caprese com esparregado ou com quinoa de cogumelos e caju são algumas das opções, às quais se juntam dois hambúrgueres, que podem ter queijo cheddar e cogumelos, ou guacamole e feijão preto ou acompanhados de palitos de batata-doce.

O conceito virtual, do Garden Gourmet está disponível para entregas em casa através da plataforma Cookoo, sem qualquer taxa de entrega associada, ou através da UberEats com a taxa de entrega habitual. Pode também ser solicitado para take away, com recolha do pedido no kitchen hub, no Alto dos Moinhos, em Lisboa.

Garden Gourmet
créditos: Garden Gourmet

Casa de Pasto da Palmeira com carta portuguesa

No Porto, na Rua do Passeio Alegre, a Casa de Pasto da Palmeira disponibiliza serviço de entregas em casa através da Glovo. A carta é de autoria do chefe de cozinha João Pupo Lameiras e conta com sabores portugueses, como os secretos de porco preto com molho agridoce de marmelada, o pica-pau de atum ou os queques de alheira.

Casa de Pasto da Palmeira
créditos: Casa de Pasto da Palmeira

Trattoria 179 para matar saudades

Com Itália longe dos planos de viagem para os próximos tempos, a cozinha transalpina pode mitigar-nos as saudades de uma pizza, ravioli, entre outras massas e ingredientes mediterrânicos. A Trattoria 179, na Rua Rodrigues Sampaio nº 179, na Invicta, aproxima-nos de Itália e entrega-nos em casa a comida através da plataforma Glovo.

trattoria 179
créditos: Trattoria 179

Artigo atualizado a 30 de março de 2020 com a ementa do restaurante Soao.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.