A propósito de “Coisas da Terra e do Mar”, titulo editado recentemente pela Oficina do Livro, diz Miguel Sousa Tavares: "...o que mais marca este livro é a infinita ternura com que o seu autor fala desse tempo, dessa terra e dessa gente de cuja memória ele é um dos últimos guardiões. Muito mais do que um simples livro de cozinha, este é um livro de homenagem a um Algarve de uma imensa e irreproduzível dignidade.”.
Deixemos ao autor, Vila, o cuidado de apresentar a presente obra: “Este livro não teria sido possível sem a vivência e companhias da minha juventude. Foi com eles que, durante anos, de taberna, de tertúlia em tertúlia, entre vinho, petiscos, telas, algazarras, estúrdias e serenatas, nascer de sóis, chegada das artes, dormidas em barcos, foi, sem dúvida, neste ambiente de cumplicidade do dia-a-dia, com gentes do mar e da terra, que percebi a sua cultura, a sua gastronomia, as suas carências. Os cuícos, índios da Meia-Praia, faziam parte desta cumplicidade.
Não seria igualmente possível, se não tivesse tido o prazer de conhecer, conviver e juntar à mesa, ombro a ombro, gente que comigo comungou no aplauso da cozinha algarvia, volúpia partilhada por gente anónima que ao longo de anos sacralizou o contentamento de estar à mesa. Pois, à mesa ninguém envelheceu!, diz-se.
Não fora o ultimato do Miguel Sousa Tavares e do António-Pedro Vasconcelos e dificilmente este trabalho se tornaria realidade.
O Autor da presente obra nasceu em Mexilhoeira Grande, dedica grande parte da sua vida à pintura e à gastronomia.

Nº de Páginas: 144 páginas
Preço : 41.90€

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.