Neles há técnica e conhecimento. Há também uma forma de estar na cozinha que decorre das suas personalidades e experiências pessoais. Tratam por tu os ingredientes, respeitam-nos e extraem-lhes as melhores qualidades. Os chefes são as estrelas nas cozinhas e, por terras lusas, tornaram-se figuras de proa no panorama gastronómico. O que pode então acontecer quando quatro chefes se juntam para criar um blogue onde partilham esses seus quotidianos nas cozinhas dos hotéis onde laboram? É aquilo que com o tempo iremos acompanhar no blogue agora lançado “Chefes aos Molhos”.

A iniciativa junta quatro chefes e as suas equipas dos restaurantes e bares dos hotéis Altis, em Lisboa. A saber, os chefes João Rodrigues (Altis Belém Hotel & Spa onde se localiza o Feitoria com uma Estrela Michelin), João Correia (Altis Avenida Hotel), Rui Santos Silva (Altis Grand Hotel) e Carla Costa (Altis Park Hotel).

O blogue promete crescer e cativar com as receitas sugeridas pelos chefes, as dicas de culinária e conselhos sobre cozinha. Um espaço virtual onde os interessados poderão acompanhar as visitas dos chefes aos mercados, numa incursão aos seus produtos favoritos. As publicações também irão refletir as novas cartas, ementas especiais e cocktails apresentados e servidos nos restaurantes e bares dos hotéis. Um espaço onde todos são convidados a comentar e, assim, interagir com os chefes.

chefes aos molhos

Para já, numa visita ao blogue, encontramos, na primeira pessoa, os perfis de cada um dos chefes que integram esta iniciativa.

Com João Rodrigues ficamos a saber que ao perdermos um biólogo marinho, ganhámos um chefe que já conquistou uma Estrela Michelin. A passagem por cozinhas conceituadas, muito estudo e o convívio com chefes de nomeada, talharam João Rodrigues para o primeiro sucesso profissional. Em 2007 vence o concurso Chefe Cozinheiro do Ano. Em 2009, João Rodrigues junta-se ao grupo Altis Hotels na abertura do Altis Belém Hotel & Spa como sous-chef de Hotel e como chefe residente do restaurante Feitoria com o chefe Cordeiro. O Feitoria ganhou a sua primeira estrela Michelin em 2011, renovando-a por quatro anos consecutivos. Em 2015 ganha o prémio Chefe de L’Avenir (Chefe do Futuro) pela International Academy Gastronomy.

João Correia confessa que nasceu com a cozinha, com os pratos da mãe. Com dez anos os dotes culinários fadam-no a tornar-se o cozinheiro da equipa de escuteiros. Aos 14 anos arranca a sua formação profissional na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. O percurso profissional inicia-se com a inauguração do cinco estrelas Hotel Vila Galé Ópera. Depois de passar pelas cozinhas de vários hotéis e restaurantes, João Correia abraça o projeto Altis Belém Hotel & Spa. Atualmente é Chefe Executivo do Altis Avenida Hotel, no Restaurante Rossio.

Mais uma vez é a mãe que cativa um jovem com talento para a cozinha. Rui Santos Silva, Chefe Executivo no Altis Grand Hotel, acaba por tirar o curso de cozinha e pastelaria na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Em paralelo trabalha em restaurantes, para adquirir experiência de serviço. No currículo, Rui Silva traz vários hotéis e restaurantes: Tavares Rico, Sofitel, Penha Longa, Dom Pedro Lisboa, Albatroz, Quinta da Marinha. Como chefe trabalhou, entre outros, no Lawrence´s Hotel, no Hotel da Costa da Caparica, no Restaurante Verbasco, no Restaurante Café Paris.

Já Carla Costa, Chefe Executiva do Altis Park Hotel, conta uma carreira de duas décadas. Considera-se uma amante da cozinha tradicional portuguesa. Representou o nosso país em semanas gastronómicas em Espanha, Bélgica, Hungria e Polónia. Uma chefe que aposta continuamente na formação da equipa que a acompanha.

O blogue “Chefes aos Molhos” conta com as parcerias da Samsung, Avis e Bragard.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.