A carta deste novo restaurante portuense, desenhada pela chef Rafaela Ferreira em conjunto com o chef André Cruz, do Feitoria (uma estrela Michelin), tem uma base vegetal, destacando sempre os produtos da época, como é o caso da curgete ou da cebola, ingredientes trabalhados de forma a destacar a autenticidade de cada produto, como as entradas de Curgete, hortelã e sardinheiras ou Tarte de cebola assada na brasa. O Exuberante tem também pratos de carne e peixe, que são assim “a alternativa”.
“O Exuberante é partilha, é sabor, é elegância. Trazemos pratos saborosos e de partilha com ingredientes da época e de produtores selecionados, muitos deles do norte mas também de outras regiões, um pouco de todo o país, para fazer ode à brilhante diversidade que temos à disposição em Portugal. Aqui, a proteína animal é opcional, com foco sobretudo nos vegetais, trazendo para a cozinha conceitos de sustentabilidade ambiental. A nossa intenção não é que o cliente deixe de comer carne ou peixe, mas que tenha uma maior variedade de pratos ao seu dispor e que possa experimentar sabores novos”, refere Rafaela Ferreira, chef do Exuberante.
Nascida em Viseu, Rafaela Ferreira deixa a cozinha do restaurante Feitoria, do Altis Belém Hotel & Spa, onde trabalhava como sous-chef de André Cruz, assumindo este projeto na cidade Invicta, com o apoio e acompanhamento do chef André Cruz, conhecido pela sua cozinha assente nos produtos locais de pequenos produtores e na autenticidade do sabor de cada ingrediente.
O menu do Exuberante divide-se em quatro categorias - “Para partilhar”, “Do prado e do mar”, “Principais de base vegetal” e “Sobremesas” –, com o convite para terminar a experiência gastronómica com um elegante carrinho de queijos variados.
Além da sala principal com capacidade para 60 pessoas, o espaço dispõe ainda de uma esplanada exterior com 32 lugares, onde os tons de verde predominam e conferem uma atmosfera refrescante e natural, numa união harmoniosa entre os dois elementos, a decoração com plantas e os pratos com vegetais, que realçam a natureza e a sua constante transformação.
Para acompanhar as propostas gastronómicas de autor, o Exuberante apresenta uma carta de vinhos com diversas referências, apostando na qualidade, em detrimento da quantidade, pensada pelo sommelier João Pinho.
Ao lado do Exuberante, o bar Slowly é o espaço ideal para se aguardar pela mesa no restaurante. A carta, elaborada pelo bartender Marco Guedes, inclui cocktails inspirados em vários locais da cidade do Porto, como é o caso do “Campana”, um tributo à icónica Torre dos Clérigos, do “Fourtify”, uma homenagem aos quatro vinhos fortificados existentes em Portugal, do “Birtudes”, uma alusão à cidade que troca o “v” pelo “b”, e do “Forte Martini”, uma referência ao Castelo do Queijo. Além dos cocktails de autor, o Slowly oferece ainda outras bebidas, como cervejas, vermutes e licores, e também uma carta com diversas opções de pratos leves, como hambúrgueres e saladas, cafés, infusões, sumos naturais e kombuchas.
Comentários