A ementa vencedora do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2006 incluía uma entrada de “Bacalhau confitado com broa de milho crocante, sardinha alimada com escabeche de legumes e geleia tépida de tomate e coentros”, um prato principal composto por “Lombinho de vitela assada envolvida em frutos secos, brulle de foie gras, risotto de cogumelos com peito de perdiz, redução de vinho do Porto” e uma sobremesa de “Bolo de tâmaras com panacota de coco, sorvete de Vinho do Porto, frutos glaceados e redução de laranja e citronela”.
A autoria é de Nuno Mendes, chefe de cozinha do restaurante Copo d’Três (largo Vitorino Damásio, n.º 3, em Lisboa; tel.: 213 973 094). O profissional, de 35 anos, já tinha passado pelas cozinhas da Bica do Sapato, do La Villa, pelo Prazer de Comer e pelo Pestana Palace.
Em segundo lugar ficou Martinho Moniz, do Pestana Palace, e em terceiro José Botelho, do The Lake Resort. O troféu Inovação Helmut Ziebell, que distingue o jovem cozinheiro que mais se destaque pela inovação e qualidade na área da pastelaria, foi entregue a Vítor Neves, do Le Meridien Park Atlantic Porto.
A final do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano decorreu no passado dia 23, em Santarém, no âmbito do Festival Nacional de Gastronomia.