Não foi só um estabelecimento com ares de Paris que a francesa Stéphanie Alves, mentora da Boulangerie by Stef, trouxe para a capital em Dezembro de 2011. Nesta padaria francesa, há pão, brioches, croissants, entre outras especialidades gaulesas. Há também, um padeiro francês que labora, à vista de todos, de acordo com a tradição do país que em 1789 gritava “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. No nº 57 da Rua da Madalena, sob a pacata luz lisboeta, euforias revolucionárias só mesmo em torno de um lanche movido a pão rústico barrado com manteiga, ou a chamada pastelaria doce, aqui entregue ao pão com chocolate (este último Belga, atente-se), ao pão com passas ou um outro com maçã.

O espaço constrói-se em torno da ideia base: a da padaria francesa. Aqui com retoques de café parisiense, numa mistura entre nostalgia e o século XXI. Mesas com tampo em madeira, cadeiras em aço, um balcão que dá nas vistas, “construído” a partir de secretárias alinhadas, paredes cruas em betão, outras com madeiras, candeeiros das décadas de 1940 e 1970.

Muito restauro nos móveis e muita frescura no pão. Servido aos lanches, embrulhado para servir em casa e no formato almoço (sem ementa fixa). Há tartines de queijo de cabra, presunto e mel, outra com tomate e mozzarella, outra ainda com três queijos. Para os que não se importam de casar apetites franceses com invenções mais dadas às américas, também há hambúrgueres ao almoço. Os puristas podem sempre contar com a longilínea baguete, com o incontornável croissant e o brioche.   Depois há as refeições temáticas. Às quintas a noite é de tapas. Ao domingo faz-se um brunch encorpado: pães, ovos mexidos, salada, chá, bolos, um copo de vinho. Tudo por 15,00 euros.

Fotos: Boulangerie by Stef 

 

Morada: Rua da Madalena, nº 57

Telefone: 936 155 742

Horário:

Terça: das 10h00 as 20h00Quarta a sexta: das 09h00 as 20h00Sábado: das 10h00 as 20h00Domingo: das 11h00 as 17h00