A diversidade da gastronomia alentejana está desde sempre ligada ao mundo rural. Prova disse são as sopas tradicionais, que vão deste a simples e apurada açorda ao fresco gaspacho, passando pela sopa de beldroegas, sopa de tomate ou sopa de cação.

De 25 de julho a 8 de agosto, 19 restaurantes de Arraiolos abrem as portas a todos os que quiserem apreciar estas maravilhas gastronómicas baseadas em azeite, alho e ervas aromáticas. Nos mesmos estabelecimentos será possível degustar outros pratos tradicionais alentejanos, como migas ou ensopado de borrego, bem como os vinhos da região.

Os restaurantes participantes na freguesia de Arraiolos são o Café Restaurante “O Alentejano”, “O Pelourinho”, o Restaurante “A Moagem”, “O Cantinho do Giovanni”, o Restaurante Típico “O Alpendre”, o Café Snack Bar “O Gingão”, o Restaurante Bar “Wine’Arte”, a Pousada Nossa Senhora da Assunção” e “A Paragem” – Vinhos & Petiscos.

Já na freguesia de Ilha participa o Restaurante “A Horta”; na de Sabugueiro o Café “O Camponês”; em S. Pedro da Gafanhoeira o Restaurante “O Parque”; em S. Gregório o Café “O Telheiro” e em Vimieiro os Restaurantes “Antiga Moagem”, “Novo Dia”, “Planície Dourada” e “Flor do Alentejo”.

A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Arraiolos, que já está a preparar a 16ª Mostra Gastronómica, a Feira do Tapete de Arraiolos e o 8º Festival da Empada (de 30 de outubro a 8 de novembro).

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.