Nesta edição do evento "Mar Adentro" o mar volta a decidir os menus de todas as refeições no Vista Restaurante. Os desafios começam logo na primeira noite, a 13 de outubro, sexta-feira. A convite de João Oliveira, chefe Executivo do Vista e o anfitrião do evento, os chefes Vítor Matos (Antiqvvm, 1* Michelin) e Luís Gaspar (vencedor do título Chefe Cozinheiro do Ano 2017 e chefe na Sala de Corte) vão preparar pratos de raiz somente com os peixes, moluscos e mariscos que tiverem à disposição. Falamos de espécies da época, menos conhecidas e de arrastão, cujo enorme potencial será revelado num jantar exclusivo para 33 pessoas.

"Temos a responsabilidade de levar o tema da sustentabilidade à mesa”, defende João Oliveira, que irá juntar-se à dupla de chefes convidados para cozinhar ao sabor do mar. Entre snacks e pratos principais, são esperados neste jantar 12 momentos, harmonizados com vinhos Domaine Trapet e Didier Dagueneau e champagne Marguet.

O jantar tem o valor de 185,00 euros (bebidas incluídas) e será servido a partir das 19h30.

No dia seguinte, sábado, há mais mar para desbravar. Pelas 12h00, cozinheiros, produtores, investigadores e todos os participantes do evento soltarão amarras e irão para o mar num barco de pesca de arraste com o intuito de partilharem experiências e adquirirem novos conhecimentos sobre as diferentes espécies marinhas. Quais as mais ameaçadas e que alternativas nos restam? Como podemos contribuir para um consumo mais sustentável? Estas e outras temáticas serão abordadas numa apresentação que contará com a participação especial de duas entidades ligadas à proteção dos mares e do meio ambiente.

Algarve: Em outubro há chefes “Mar Adentro” em defesa dos oceanos

Logo depois, um almoço bastante peculiar terá lugar num outro barco de pesca, a partir das 13h00. E que chefes estarão envolvidos nesta ocasião de homenagem aos oceanos? De Londres, do restaurante Umu (2* Michelin), virá Yoshinori Ishiie do Porto, do Euskalduna Studio, Vasco Coelho Santos. Com João Oliveira e a equipa do Vista Restaurante, irão preparar um menu especial de nove momentos. A acompanhar, vinhos biológicos da Niepoort, e até um chá. Este almoço tem o valor de 185,00 euros (bebidas incluídas) e é exclusivo para 34 pessoas.

Com conceito e produção de Amuse Bouche desde a edição fundadora, em 2015, "Mar Adentro" é uma iniciativa gastronómica intimamente ligada às questões da sustentabilidade, tendo como principal missão chamar a atenção dos profissionais de cozinha e de todos nós, consumidores, para as nossas águas e para as espécies que consumimos. Paralelamente, o evento visa promover e impulsionar o Novo Movimento da Gastronomia Portuguesa, ao juntar chefes de todo o país.

Para reservas contactar 282 460 280 ou restaurante@hotel-belavista.com

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.