Escreveu-se certa vez: “o melhor pôr-do-sol da minha vida foi aquele que Hollywood inventou”. Mais palavra, menos palavra, o sentido da frase era este. Ou seja, um pôr-do-sol perfeito só mesmo na tela do cinema. Mar plácido, astro em fogo brando, voo planado das gaivotas e brisa morna quanto baste. Na realidade o autor ou autora da expressão nunca terão visitado o Algarve. Aqui, um pôr-do-sol imaculado não precisa de efeitos especiais nem de produção de estúdio e realização. Isso mesmo sentiu na pele quem a 9 de julho subiu ao terceiro andar do edifício L14, no Salgados Vila das Lagoas Apartments, em Albufeira. Não que o ocaso tenha sido especial neste dia, porque o é quase sempre no verão, mas porque abria oficialmente às 18h00 mais uma época estival do Liquid Lounge, Rooftop Herdade dos Salgados.

O mesmo significa dizer, um miradouro privilegiado para o que agora se usa chamar sunset, ou seja, um definhar do dia com aquilo que a natureza nos oferece, somado ao que o homem engendra para completar o cenário. Neste caso, um palco com uma plateia a 15 metros de altura, no terraço, com um copo de cocktail na mão (há dezenas de sugestões), música ao vivo orquestrada por um DJ e uma vista de quase 360 graus sobre uma unidade hoteleira de cinco estrelas. Para lá desta, das suas piscinas e bulício natural das noites de verão, a linha de água do Atlântico, as luzes da costa até Armação de Pera e, longe, os contornos imponentes da Serra do Caldeirão.

Albufeira: No Liquid Lounge o beijo é bebido à francesa e a mamã autoriza

Até 30 de setembro o Liquid Lounge Herdade dos Salgados é um convite para hóspedes e não hóspedes subirem ao bar e encontrarem assento confortável num espaço com dezenas de metros quadrados de decoração simples, mas eficaz. Não passa despercebido o balcão que corre o terraço quase de ponta a ponta, a disposição das cadeiras e mesas brancas numa clara alusão à praia a poucas dezenas de metros. Quatro grandes guarda-sóis seduzem e convidam a algum recolhimento. A música ambiente, particularmente Soulfull Music, Nu Disco e Chillstep, está a cargo da inspiração do DJ residente e não parece incomodar a noite da pequena coruja que descansa num poleiro ao lado do balcão. Coruja que se tornou uma das imagens de marca deste Liquid Lounge de Albufeira, um projeto criado pela empresa Liquid Consulting, liderada pelo italiano Kiko Pericoli.

Não é difícil encontrar o maestro deste Liquid Lounge a cumprimentar, sorrir, partilhar dois dedos de conversa entre os clientes do bar. Kiko move-se neste mundo dos cocktails como peixe na água. Em 2008 venceu o prémio “Bartender do Ano”. Antes, já viajara pelo mundo a recolher informação sobre a arte de misturar e dar nova vida às bebidas. Colabora com publicações escritas e na televisão e gere a empresa que dá apoio na criação e instalação de bares.

Albufeira: No Liquid Lounge o beijo é bebido à francesa e a mamã autoriza

Como é natural a mão de kiko está na carta deste bar de cocktails com e sem álcool. Pois é exatamente aqui que reside o trunfo deste Liquid Lounge. Na originalidade das bebidas produzidas e na forma como nos são apresentadas na carta. “Tommy, Please Don´t Smoke”, “Lady Pirates Breakfast”, “Mom. Can I Drink”, “Over the Rainbow”, apenas quarto exemplos de uma carta que se espraia por dezenas de sugestões. Uma carta que nos chega às mãos em molduras brancas e com notas explicativas. Ficamos a saber que o “Tommy, Please Don´t Smoke” (9,5 euros), é um “Mezcal fumado, diretamente chegado do México, com um pouco de lima e agave. Não é permitido a fumadores”. Não falta a nota de ironia, como se lê. Já quem opta por “Mom. Can I Drink” (6,00 euros), vai encontrar um “cocktail sem álcool, feito de vinho e de cidra de maçã, combinados com limão e com cardamomo. Estamos a brincar mãe, sumo de maçã e de uva são os verdadeiros ingredientes”. Para espicaçar um sorriso.

Ainda na carta, cite-se outras sugestões: “French Kiss” (9,00 euros), “um beijo pode ser azedo, amargo ou doce. Sumo de toranja e o açúcar de cardamomo para criar uma aliança com o Gin e com um beijinho de tónica. Smack!”. “Up Side Down” (9,00 euros), “up: espuma de toranja. Down: daiquiri doce com mistura de maracujá. Como é que se sente agora? Mais Up ou mais Down?”. “Momo´s Back” - sem álcool -  (9,00 euros). Ele esteve pela Índia a colecionar algum açafrão e cardamomo para a sua nova mistura. Gin e sumo de pera vai recarregar as suas energias. Chamem o Momo!”. “NPA Health(y) Club” (6,00 euros), “o cantinho do ginásio da Nice People Association. Misturamos sumo de beterraba com ananás e adicionamos umas especiarias mesmo especiais para impulsionar o treino. Pump it Up!”.

Depois destes exemplos ninguém pode dizer que falta imaginação a esta equipa do Liquid Lounge. Mesmo que os apetites para cocktails não sejam muitos, nada como nos encostarmos ao balcão e ver a arte de quem conhece a química para produzir estas bebidas. Em alternativa sempre pode beber um sumo natural ou uma água com gás.

Liquid Lounge, Rooftop Herdade dos Salgados

Aberto todos os dias entre as 18h00 e as 02h00

Rua Boca da Alagoa, Guia, Albufeira

Albufeira: No Liquid Lounge o beijo é bebido à francesa e a mamã autoriza

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.