No total, vão ser formados gratuitamente 500 participantes ao longo de seis meses. Aprender a preparar e decorar cocktails, servir vinhos, tornar o menu mais apelativo ou confecionar novas iguarias são propostas da Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB) para os restaurantes, cafés e snack-bares de Barcelos e Esposende.

A ACIB pretende, desta forma, promover a criação de produtos, ementas e serviços que ajudem a alavancar a qualidade da restauração regional, fomentando oportunidades para os negócios locais. Este é um setor de grande importância para a dinâmica económica da região. Dispersos por todo o território, há mais de mil estabelecimentos, que dão emprego a mais de cinco mil pessoas e trazem vida aos locais destes concelhos.

Estes cursos gratuitos, com Formação Modular Certificada, são assegurados por formadores especializados e decorrem nas instalações da ACIB, em Barcelos e em Esposende. Os restaurantes podem optar por módulos de Confeção de Sobremesas, Confeção de Saladas, Confeção de Sopas, Cremes e Caldos Regionais, ou formação sobre o Sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points). Cada um deles dura 25 horas.

Os profissionais de snack-bares e cafés vão poder fazer cursos de Serviço de Vinhos, Preparação e Decoração de Cocktails, ou sobre o Sistema HACCP, ao longo de 25 horas. Há ainda um módulo para Preparação e Serviço de Aperitivos Sólidos, Refeições Ligeiras e Produtos de Cafetaria, com 50 horas.

A Associação Comercial e Industrial de Barcelos é uma das mais importantes entidades formadoras em Portugal: desde 2007 promoveu formação para um total de 24 600 formandos, num volume de mais de 3 400 000 horas; interveio e deu também apoio a 275 empresas, envolvendo milhares de ativos, com 910 cursos dentro das empresas, bem como consultoria, orientação e gestão.

A ACIB é uma das mais representativas associações do país, com um historial de mais de 100 anos. Assume como objetivo impulsionar o desenvolvimento da região do Vale do Cávado, cuja zona geográfica envolvente reúne cerca de 40 mil empresas, com um volume de negócios de 10 mil milhões de euros.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.