No total, vão ser formados gratuitamente 500 participantes ao longo de seis meses. Aprender a preparar e decorar cocktails, servir vinhos, tornar o menu mais apelativo ou confecionar novas iguarias são propostas da Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB) para os restaurantes, cafés e snack-bares de Barcelos e Esposende.

A ACIB pretende, desta forma, promover a criação de produtos, ementas e serviços que ajudem a alavancar a qualidade da restauração regional, fomentando oportunidades para os negócios locais. Este é um setor de grande importância para a dinâmica económica da região. Dispersos por todo o território, há mais de mil estabelecimentos, que dão emprego a mais de cinco mil pessoas e trazem vida aos locais destes concelhos.

Estes cursos gratuitos, com Formação Modular Certificada, são assegurados por formadores especializados e decorrem nas instalações da ACIB, em Barcelos e em Esposende. Os restaurantes podem optar por módulos de Confeção de Sobremesas, Confeção de Saladas, Confeção de Sopas, Cremes e Caldos Regionais, ou formação sobre o Sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points). Cada um deles dura 25 horas.

Os profissionais de snack-bares e cafés vão poder fazer cursos de Serviço de Vinhos, Preparação e Decoração de Cocktails, ou sobre o Sistema HACCP, ao longo de 25 horas. Há ainda um módulo para Preparação e Serviço de Aperitivos Sólidos, Refeições Ligeiras e Produtos de Cafetaria, com 50 horas.

A Associação Comercial e Industrial de Barcelos é uma das mais importantes entidades formadoras em Portugal: desde 2007 promoveu formação para um total de 24 600 formandos, num volume de mais de 3 400 000 horas; interveio e deu também apoio a 275 empresas, envolvendo milhares de ativos, com 910 cursos dentro das empresas, bem como consultoria, orientação e gestão.

A ACIB é uma das mais representativas associações do país, com um historial de mais de 100 anos. Assume como objetivo impulsionar o desenvolvimento da região do Vale do Cávado, cuja zona geográfica envolvente reúne cerca de 40 mil empresas, com um volume de negócios de 10 mil milhões de euros.