Em tempo de Santos Populares a mesa pede uma boa sardinha assada. Gorda, pingando sobre o pão, pele solta, carne firme. Fomos falar com as maiores especialistas nacionais. Encontrámo-las no Mercado da Ribeira, em Lisboa. Tudo captado numa vídeo-reportagem.
Uma quinta na margem sul do Tejo repleta de história e com uma longa tradição agrícola e como produtora de vinhos, neste caso desde o século XIX. Os vinhos, brancos e tintos, provêm de castas nacionais e mundiais com grande aptidão. Neste contexto nascem três vinhos aqui esmiuçados.
Agora que o Inverno já se foi e a Primavera está no seu auge, começamos a pensar em andar mais à fresca e a beber néctares também eles mais frescos, não!? Os nossos vinhos brancos surpreendem-me cada vez mais, por isso escolhi três castas portuguesas: Encruzado, Arinto e Aragonês.
Luisa Amorim, Julia Kemper, Filipa Pato e Susana Esteban. São mulheres do vinho, e como todas as outras mulheres, usarão elas o sexto sentido para enriquecer os seus vinhos? A relação das mulheres e do vinho será diferente da dos homens?
Fazer um caldo caseiro é simples, necessita de poucos recursos e muito prático. As preparações culinárias podem, assim, ser um deleite e simultaneamente saudáveis de diversas formas.
Este ingrediente tão usado em bolos, panquecas e outras preparações culinárias, consiste no tradicional leitelho, ou seja, o soro que resulta da manteiga ou leite azedado.
Fotografar alimentos é uma prova de perícia, controlo e técnica. No trabalho de equipa que é compor o melhor “quadro” na apresentação das confeções culinárias para livros e revistas, entra em cena o food stylist. Uma atividade que exige, entre outros predicados, sentido estético e conhecimento sobre
Este condimento agridoce e picante combina de forma harmoniosa frutas, com legumes e especiarias. O resultado é um acompanhamento que casa bem com carnes e peixes.
A grande variedade de massas existente no mercado permite confecionar pratos saborosos, originais, coloridos e que satisfaçam todos os paladares. Alguns conhecimentos para escolher o tipo de massa mais apropriado.
É um prazer tanto para os olhos como para o paladar. Saborosos e práticos, os queijos Président são aliados perfeitos para todas as festas e refeições.
Esta raiz que nasce de um tubérculo é rica em vitaminas e minerais. A batata-doce de Aljezur já tem a certificação comunitária de IGP - Identificação Geográfica Protegida.
Quando o frio não convida a passear, os preços dos restaurantes estão acima do desejável e o fim-de-semana parece arrastar-se sem fim, não desespere. Organize uma prova de harmonização com os seus amigos e passe uma tarde onde pode experimentar combinações de aromas, surpreender-se com alguns result
Existe uma altura ideal para saborear cada fruta e legume. Se os consumir na época própria, aproveita todo o seu sabor e a melhor relação entre qualidade e preço. A fruta e os legumes são essenciais numa alimentação saudável.
Será que existe a harmonização perfeita? Será que um determinado vinho só funciona com um prato ou ingrediente específico? Estas são algumas das questões que normalmente se colocam, cada vez mais pertinentes dada a enorme diversidade de vinhos e de cozinhas que estão na atualidade ao nosso alcance.
No imaginário gastronómico, queijo e vinho são indissociáveis. Existe mesmo uma relação histórica entre a pastorícia, o queijo, o vinho tinto e o pão, embora radique num preconceito a associação preferencial do queijo ao vinho tinto. Melhor será juntarmos um queijo untuoso e picante, com uma certa c