Esta raiz que nasce de um tubérculo é rica em vitaminas e minerais. A batata-doce de Aljezur já tem a certificação comunitária de IGP - Identificação Geográfica Protegida.
Quando o frio não convida a passear, os preços dos restaurantes estão acima do desejável e o fim-de-semana parece arrastar-se sem fim, não desespere. Organize uma prova de harmonização com os seus amigos e passe uma tarde onde pode experimentar combinações de aromas, surpreender-se com alguns result
Existe uma altura ideal para saborear cada fruta e legume. Se os consumir na época própria, aproveita todo o seu sabor e a melhor relação entre qualidade e preço. A fruta e os legumes são essenciais numa alimentação saudável.
Será que existe a harmonização perfeita? Será que um determinado vinho só funciona com um prato ou ingrediente específico? Estas são algumas das questões que normalmente se colocam, cada vez mais pertinentes dada a enorme diversidade de vinhos e de cozinhas que estão na atualidade ao nosso alcance.
No imaginário gastronómico, queijo e vinho são indissociáveis. Existe mesmo uma relação histórica entre a pastorícia, o queijo, o vinho tinto e o pão, embora radique num preconceito a associação preferencial do queijo ao vinho tinto. Melhor será juntarmos um queijo untuoso e picante, com uma certa c
Chegada a hora de seleccionar um dado vinho para combinar com determinada criação gastronómica é frequente hesitarmos. Mas há características comuns a muitos vinhos que, regra geral, prometem um casamento feliz…
Quantas vezes reparou no contra rótulo de um vinho sugestões do tipo “ideal para acompanhar saladas, peixes e carnes brancas” ou “ideal para acompanhar carnes vermelhas”? Mas, daí a perceber com exactidão o melhor dos casamentos vai uma grande distância…
Portugal é um pequeno país mas com grande variedade territorial e de produtos que conservam o testemunho de culturas que se desenvolveram em harmonia com o ambiente, muitas vezes como resultado do engenho e necessidade de sobrevivência ao longo dos tempos. Parte desse testemunho está reflectido nas
Os noivos passam, dias, semanas, meses a experimentar e a escolher o bolo de casamento. Escolhem o design, o sabor, o recheio...e depois passam-se horas até que alguém lhes ponha os dentes em cima. Não está certo!
Baratas, formigas, moscas e traças no local onde guardamos a nossa comida são capazes de estragar qualquer apetite. Conheça alguns truques mais usados para afastar tais bicharocos da cozinha, sem recorrer a produtos químicos.
São pequenas obras-primas comestíveis que encantam os mais pequeninos na hora do lanche. As mães japonesas são exímias a preparar o bentô, uma espécie de marmitas individuais que apelam à imaginação, com ingredientes tão comuns como arroz, legumes e algas.
Os caldos feitos em casa são fáceis de preparar e de congelar. O caldo de peixe enriquece inúmeros preparos culinários e obsta a que utilizemos caldos industriais.
É dos prazeres de degustação mais exaltantes que podemos experimentar: uma fatia finíssima de presunto de porco preto acabada de cortar na singela companhia de bom pão e de um vinho apropriado... que se quer leve, seco e com taninos discretos.
No mundo existem mais de mil tipos de queijos com cores, consistências, sabores e odores distintos. Uma diversidade assente em diferentes métodos de fabrico, queijos de origens diversas e leite de diferentes animais: vaca, ovelha, cabra, só para citar alguns.
Os primeiros tempos do Verão são sinónimo de grande variedade de produtos nas nossas lotas e nos nossos mercados e, por consequência, nas nossas cozinhas, afirma Nuno Barros, chefe da Taberna 1300. É tempo de repensar as cartas e menus que podemos oferecer aos nossos clientes que também nesta épo