- Ao contrário de muitas outras especiarias, o louro mantém um aroma intenso mesmo quando submetido a um cozimento prolongado.
- Conserve as folhas frescas de louro, depois de limpas, num recipiente fechado. Em alternativa, mantenha-as num saco de plástico no frigorífico.
- Já o louro seco ou desidratado deve ser guardado em frascos fechados, de preferência escuros, em local protegido da humidade e da luminosidade.
- As folhas secas de louro devem apresentar um aspeto verde e baço e estaladiças ao toque. Devemos evitar as folhas acastanhadas ou amarelecidas.
- As folhas de louro quando sujeitas a calor libertam o seu sabor lentamente. Desta forma são indicadas para utilizar em sopas, caldos, guisados, molhos, marinadas e salmouras.
- Para secar folhas de louro, faça-o num local escuro e bem arejado. Estão prontas para uso culinário quando se apresentarem quebradiças.
- Dado o sabor intenso, o louro deve ser utilizado com moderação no tempero de cozinhados. Em regra, duas ou três folhas é quanto basta para temperar um guisado para quatro a seis pessoas.
- As folhas de louro devem ser introduzidas na confeção no início da mesma. Por outro lado, devemos de as retirar antes de servir o prato. O louro pode conferir um travo amargo ao cozinhado.
- São comercializados paus de louro seco para espetadas. Os grelhados de carne com estes espetos adquirem um sabor indelével a louro.
- O louro combina muito bem com limão e funcho. Esta combinação pode ser usada, por exemplo, para rechear a cavidade de um peixe que leva a assar.
- Entre as especiarias e ervas-aromáticas que combinam bem com o louro estão a pimenta-da–jamaica, alho, zimbro, manjerona e orégãos, salsa, salva, segurelha e tomilho.
- O louro é uma das ervas introduzidas num bouquet garni (ramo de cheiros).
- Esta erva aromática introduz um aroma agradável, exótico e picante nos cremes e pudins de arroz e a pratos de frutos cozidos.
- O louro é excelente para aromatizar o leite quando se confeciona um molho bechamel.
Imagem de abertura do artigo cedida por Freepik.
Comentários