Pais e educadores conhecem a difícil equação para obter um bom resultado entre o difícil apetite das crianças, uma alimentação equilibrada e criativa. Isto tendo como resultado uma dieta diversa nos ingredientes e afastada dos maus açúcares e gorduras.
Não é difícil cair na rotina e, com esta, instala-se o facilitismo na hora de apresentar à criança o pequeno-almoço e o lanche. É comum os nutricionistas advertirem para esta questão, salientando que a falta de tempo não pode justificar, à mesa, ou na lancheira escolar, o pacote de bolachas, o leite com chocolate industrial, bebidas açucaradas, entre outros produtos processados.
Trata-se, aqui, de uma questão de reeducarmos as escolhas e, com estas, uma mudança na forma como encaramos nós, adultos, a responsabilidade de ensinar aos nossos pequenos os fundamentos de uma alimentação equilibrada.
Para as crianças é a oportunidade de, desde tenra idade, contactarem com novas abordagens alimentares, conhecendo a fruta, os vegetais, as leguminosas, os diversos tipos de pão, a diversidade dos produtos lácteos.
E porque comer também é divertido, porque não levar à mesa um pouco de cor, forma, sem desprimor pelo sabor? Isso mesmo é o que descobrimos nestas deliciosas (também visualmente) “sanduíches boneco”. As possibilidades são infinitas, assim como os ingredientes que incorporamos.
O que aqui deixamos são ideias e caminhos, assim como novas possibilidades de integração no lanche, no pequeno-almoço e até mesmo numa mesa de festa de outros alimentos ao alcance das crianças.
Não lhes imponha, apresente-lhes à mesa estes porquinhos de pão com pedacinhos de salsicha e tomate, um crocodilo baguete com fiambre e queijo, um mocho onde não falta a alface, o pepino e o queijo; um pão com fruta (sim, também combinam, experimente esmagar uma banana e barrar num pedaço de pão).
Comentários