Manias à parte, é essencial que organizemos os alimentos para ser mais fácil de lhes chegarmos e para os encontrarmos rapidamente, quando precisamos. Vamos ter provavelmente arroz, farinha, açúcar, enlatados com atum, feijão, cogumelos, ervilhas ou grão, massa, bolachas, pão etc. Se misturarmos tudo, vai ser muito mais difícil mantermos o espaço organizado e termos uma noção exata daquilo que nos falta ou precisamos de comprar.

 1. Limpar tudo

O ideal é começar por tirar tudo para fora e ver o que se encontra fora do prazo ou que já não está utilizável. Reveja tudo, um por um e limpe o interior da despensa. Por muito bem organizada que esteja, se os frascos estiverem cheios de gordura, se houver migalhas espalhadas ou sal nas prateleiras, a sua despensa nunca vai conseguir ter o aspeto que deseja.

2. Dividir os alimentos em categorias de produtos

Resulta sempre melhor do que ter tudo amontoado e misturado: dividir os alimentos em categorias de produtos. Escolha algumas categorias, dependendo do espaço que tiver disponível, como por exemplo enlatados (separando leguminosas, carne e peixe); pacotes de arroz, massa e outros hidratos como cuscuz; bolachas, cereais e pão; achocolatados, café, chás; especiarias; outros alimentos como sal, farinha, açúcar e aveia.

3. Usar frascos transparentes e etiquetas

Uma boa hipótese para não ter muitas embalagens abertas e produtos espalhados mais facilmente é recorrer aos frascos de vidro. Pode ser uma excelente opção para produtos como aveia, açúcar, farinha, cereais, frutos secos etc. Coloque etiquetas para identificar mais facilmente os produtos e não se esqueça de incluir a data de validade.

4. Organizar as prateleiras

Se tiver prateleiras, esta é uma forma simples de otimização de espaço. Organize-as de maneira a que os produtos que utiliza todos os dias estejam ao alcance dos olhos e das mãos, e aqueles que são menos recorrentes podem ficar nas prateleiras superiores e inferiores. Colocar as garrafas na parte inferior em caixas pode ser uma boa solução para refrigerantes e bebidas.

5. Usar e abusar das caixas de madeira

Nada melhor para guardar frutas e legumes do que as tradicionais caixas de madeira e cestos. Além de estarem na moda, ajudam a ter estes alimentos frescos sempre organizados nos respetivos lugares e a visualizar facilmente aquilo que está em falta e que precisa.