O Único, tal como o nome indica, é único em todos os aspetos: desde as pessoas que forma, emprega e integra, aos produtos e ingredientes que cultiva, recolhe, transforma e distribui, ao espaço desenhado, aos materiais escolhidos, aos detalhes pensados, aos fornecedores locais e parceiros, todos eles contribuindo para este propósito.

Com a assinatura do Chef Diogo Coimbra, o restaurante caracteriza-se como uma cozinha com todas as estações. Segundo o Chef, "somos o Único dos legumes biológicos e da fruta da época, dos ovos do campo e do café torrado, do pão de fermentação lenta e das compotas caseiras".

Ao contrário da oferta habitual dos restaurantes, aqui o dia começa bem cedo com pequeno-almoço ou brunch e as opções são mais que muitas: cesto de pão com compotas e queijo fresco, iogurte grego com granola, ovos com salmão ou crepe de espinafres com tomate e requeijão.

Gonçalo Salgado, sócio fundador do Grupo SushiCafé, salienta que "é um modelo de restauração social e sustentável, que nasce da vontade conjunta do CCB, do restaurante Este Oeste e do Semear. Temos como principais objetivos a integração de pessoas com dificuldades intelectuais no mercado de trabalho e a oferta de uma cozinha contemporânea pensada a partir daquilo que colhemos em cada estação, que se traduz numa verdadeira experiência para o cliente".

Veja as fotos

O Único ”tem um propósito verdadeiramente inclusivo e aberto e será um modelo social de referência no sector alimentar que, ultrapassando preconceitos e promovendo práticas e comportamentos sustentáveis, irá contribuir para uma sociedade verdadeiramente mais inclusiva e justa”, afirma Joana Santiago, presidente do Semear.

"O tema da sustentabilidade (ESG) é muito relevante para nós no CCB. O Único vem contribuir para o cumprimento deste objetivo, na componente ambiental e social, pois é muito mais que um restaurante, com a qualidade a que o Este Oeste já nos habituou. A abertura deste espaço permite-nos trazer para dentro da organização um projeto de responsabilidade social, com o mérito da Associação Semear”, reforça Madalena Reis, administradora do CCB.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.