A ideia partiu de Pedro Flores, o atual responsável e neto do fundador João Flores, que achou que a melhor forma de homenagear o seu avô e o Chefe Alcide Tarela, os fundadores do icónico restaurante italiano, era homenageando algumas figuras que fizeram parte da história do restaurante e os seus símbolos.
O chef Bruno Silva é uma dessas figuras e está de volta, 36 anos depois, à cozinha que em tempos conheceu. Com Bruno Silva regressou também o famoso Ossobuco alla Millanese (Ossobuco estufado durante várias horas em vinho tinto, purê de batata, açafrão, parmesão e cebolinhas avinagradas), que ficou famoso nos idos anos 90.
Tenro, a desfazer-se na boca, percebe-se porque este é um dos pratos ex-libris do restaurante. Senão o vir na carta, não se preocupe, pergunte a quem vier recolher o pedido se é possível pedir. O preço é de 18 euros.
Em alternativa, se quiser provar uma massa, recomendamos o Linguine Nere com Tartare di Gamberi, delicioso (também por 18 euros). O difícil na carta da Trattoria é escolher.
Para entrada, apostámos na Bruschetta Pomodoro (9 euros) e na Burrata Con Gamberi E Pesto Al Pomodoro Secchi (15 euros).
Para rematar, uma fresca e deliciosa Panna Cotta Al Basilico (5 euros) e o tradicional Tiramisú (6 euros).
Acompanhámos a refeição com o incontornável Bellini (de aperitivo – 6 euros) e depois, um copo de vinho italiano recomendado pelo nosso empregado de mesa (podemos confessar que não ficámos nada desapontadas).
Até ao final do ano vão acontecer ainda várias iniciativas e eventos, algumas novidades e regressos, uma exposição de fotografias transversais às cinco décadas e música.
50 anos depois, o Trattoria continua de boa saúde e até com mais vivacidade. O ambiente é agradável e acolhedor, havendo vários espaços no piso inferior (um jardim de inverno, um bar, e uma sala mais reservada – ideal para grupos), e uma esplanada, para além da sala principal no piso superior, e funcionários simpáticos e profissionais.
Tudo isto, aliado a uma excelente cozinha, são algumas das razões porque gostamos tanto da Trattoria e não nos cansamos de lá voltar.
Comentários