Esta é uma inauguração sem anúncio prévio, depois de meses de incógnita sobre a data de abertura do Jamie´s Italian, restaurante onde já podemos provar, a partir deste sábado, 27 de janeiro, a cozinha de Jamie inspirada na mesa italiana. Um abrir de portas depois de algumas semanas de testes para a equipa e afinar de todos os pormenores de serviço em soft opening para alguns convidados.

Na carta encontramos antipasti e petiscos, taças de pasta, saladas frescas e grelhados. Isto com preços moderados que oscilam entre os 7,00 euros no caso dos Antipasti, aos  17,00 euros no que respeita aos principais.

Em perto de 500 metros quadrados de salas, distribuídas pelos três pisos do restaurante, está a trabalhar uma equipa portuguesa e britânica. Um conceito partilhado pelos restantes 60 espaços deste Jamie´s Italian, espalhados por países de diferentes latitudes, do Brasil à Dinamarca, da África do Sul ao Canadá. Em Lisboa vamos encontrar uma decoração análoga à dos restantes restaurantes deste franchising com assinatura de Jamie.

Surpresa geral, já abriu o primeiro restaurante de Jamie Oliver em Portugal

O ambiente é acolhedor, com recurso a madeiras, pedra e decoração em tons quentes, marcadamente mediterrânica, e uma carta diversa, com tábuas de produtos de sabor meridional, saladas, Tagliatelle com ragú de carne de vitela com pasta fresca (11,95 euros), Lasanha com ragú de rabo de boi (13,95 euros), Carbonara (10,95 euros) lulas fritas com chili, alho, salsa, acompanhadas com maionese (7,50 euros),  Gennaro’s Tagliatelle Bolognese (11,95 euros)  Piza truffle shuffle (15,95 euros), com molho branco, queijo fontina, cebolas aromatizadas em vinagre balsâmico, ovos biológicos e trufa preta.

A carta de vinhos faz o equilíbrio entre referências nacionais e italianas e uma interessante carta de cocktails. Cite-se, por exemplo, o “Amalfi Collins” (gin, licor de sabugueiro, limoncello, sumo de limão e soda), e o “Tuscan Mule” ( Licor Tuaca, sumo de lima e cerveja de gengibre).

Um restaurante informal, de cozinha italiana, em parceria com fornecedores locais, com uma forte componente de ingredientes biológicos e massas produzidas na cozinha do estabelecimento.

O Jamie's Italian, cujo primeiro restaurante foi inaugurado em Oxford, Inglaterra, em 2008, inspira-se na admiração do próprio Jamie por Itália e em muitos dos seus valores e tradições. Uma cadeia que conta já com perto de seis dezenas de restaurantes e que tem por princípio constituir equipas com profissionais dos países de acolhimento e britânicos.

Muitos dos pratos da ementa baseiam-se nas visitas do Jamie a Itália e nas histórias de infância do amigo e mentor do chefe inglês, o italiano Gennaro Contaldo, natural da Costa Amalfitana naquele país transalpino.

Como diz o próprio Jamie, "Desde miúdo que sempre admirei o amor, a paixão e o entusiasmo pela comida, pela família e pela vida que qualquer italiano possui, não importa a sua origem ou quão rico ou pobre ele possa ser. E é isso que me faz apaixonar – boa comida para todos, aconteça o que acontecer... Mas, o que mais me agrada nos italianos é o fato de que, por alguma razão, e apesar de terem os melhores designers de moda e de carros do mundo, eles têm um sentido único do que é a tradição e o espírito das vilas”.

Uma nova porta no império Oliver, uma das figuras mediáticas mais influentes à escala global e que começou a cozinhar no pub dos pais aos oito anos. Atualmente conta com uma carreira de quase duas décadas na televisão e na edição de livros.

Jamie Oliver está a chegar com o primeiro restaurante a Lisboa e já podemos espreitar pela porta

O britânico, natural do Essex, tornou-se um fenómeno global em matéria de alimentação e promoção de campanhas. O chefe apoia obras e eventos de carácter social, como a Jamie Oliver Food Foundation (com ramos em Inglaterra, Estados Unidos e Austrália), e o Food Revolution Day (Dia Anual da Revolução Alimentar).

Entre os famosos restaurantes de Jamie, destacam-se o Barbecoa e o conjunto de restaurantes Jamie’s Italian, no Reino Unido e no estrangeiro. A sua extensa gama de produtos alimentares e não-alimentares é mundialmente reconhecida.

Jamie colabora no Jamie Magazine, a sua revista de culinária, aparece nos seus canais do YouTube Jamie Oliver’s Food Tube and Drinks Tube, tem 5 apps premiadas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.