A 16 de junho, antecipando a chegada do verão, o InterContinental Cascais-Estoril, faz a festa ao pôr do sol, junto à piscina e com vista sobre o Atlântico. O mote para o final de tarde é a Belle Époque.
Está a chegar a edição 2019 do UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante, de 14 e 16 de junho. Em ano de centenário da morte de Amadeo de Souza-Cardoso, homem das artes, o evento presta-lhe tributo.
Já no século IV a.C. o grego Hipócrates, "pai da medicina", louvava os benefícios do vinagre. Mais de dois milénios volvidos, o vinagre continua a ocupar lugar cativo à mesa.
Mensalmente, o Atelier Sá Pessoa, em Lisboa, abre as portas para um jantar com o máximo de 12 participantes. O projeto “The Sommelier” junta o chefe de cozinha Henrique Sá Pessoa à Pernord Ricard, com o objetivo de desmistificar o consumo de bebidas espirituosas à refeição.
Neste Santo António de Lisboa não vão faltar as marchas e bailaricos e também não se nega a entrada ao caldo verde e às tão nossas sardinhas. Contudo, este 2019, o elenco de arraiais populares diversifica-se. Há festas veganas, vegetarianas, ecológicas e mesmo com brunch. Um Santo António a provar “
De 12 a 16 de junho, a Invicta acolhe aquele que é um dos maiores festivais cervejeiros da Europa. No Porto Beer Fest dizem “presente” perto de cinco dezenas de produtores nacionais e estrangeiros, com centenas de cervejas à prova.
Há 25 anos abria em Lisboa o primeiro restaurante do concento La Brasserie de L’Entrecôte, inspirado no Café Paris e com a carta alicerçada num único prato de resistência, o Entrecôte. A casa da Rua do Alecrim foi agora renovada e há novidades na ementa.
O restaurante Trópico do Cais, na capital, dá as boas vindas aos meses de verão apresentando uma carta com novas sugestões. Na assinatura da carta, há um novo chefe de cozinha, Pedro Hazak.
Duarte Eira, do restaurante Salpoente, em Aveiro, venceu o concurso “Troféu Portugal 2019” com um menu que incluiu açorda fria de berbigão e ostra e sames de bacalhau e mão de vaca.
Todas as épocas têm as suas ansiedades e angústias. O Marketing e a Publicidade sabem-lhes tirar vantagens em prol do negócio. A isto não é alheia a indústria da cosmética. Beatrice Mautino, cientista e jornalista italiana, estudou-a. Encontrou "logros" e "truques" e trouxe-os para livro: “As Mentir
O Centro de Congressos do Estoril recebe, de 26 a 28 de junho, alguns dos grandes nomes do mundo dos vinhos de cinco continentes. Três dias de “MUST – Fermenting Ideas” para pensar o futuro global do setor.
Estamos a oferecer dois exemplares do livro “Cozinha Radiante”, de Mafalda Pinto Leite. Dos adaptógenos às algas, da batata-doce à curcuma, a chefe e nutricionista apresenta-nos o poder curativo dos alimentos integrais.
Estamos a oferecer dois exemplares do livro que relata, na primeira pessoa, uma epopeia da juventude de David Attenborough. “Aventuras de um Jovem Naturalista”, numa viagem global.
Hidratar o organismo é uma meta importante em qualquer estação do ano, embora no verão, com as temperaturas elevadas, se torne imperativa. Uma prática mais saborosa e diversificada se à água juntarmos chá e infusões e as servirmos geladas. As combinações são infinitas
Até 9 de junho, quem não passa sem a boa da sardinha assada têm na Figueira da Foz bons motivos para se juntar à festa. Sobre os assadores vão passar duas toneladas deste peixe na festa que lhe é dedicada.
Os Santos Populares estão a chegar à cidade de Lisboa e, com eles, mais uma “Bisca dos 3”. Os três são os mesmos de edições anteriores: Nuno Nobre, consultor gastronómico e os chefes de cozinha Luís Rodrigues e Vasco Lello. É no Largo Vitorino Damásio que podemos provar um trio de sanduíches, inclui
A 14 de junho, o restaurante ERVA, na capital portuguesa, abre-se para o mar. Artur Gomes, chefe de cozinha residente, recebe José Sousa Botelho, do restaurante Lisboa, em Osaka, no Japão. O peixe e o marisco vão ser as estrelas da carta.
A noite mais longa do ano na cidade do Porto, o São João, pede “combustível” para viver a festa de martelinho na mão. Para que não falte energia aos foliões, a 23 de junho, o restaurante Astória, vai contar com um buffet especial.
A 8 e 9 de junho decorre a primeira edição do “Fado Food Fest”, um festival de gastronomia embalado pelo Fado. Uma festa em Amora, com a Baía do Seixal como pano de fundo.
As receitas de um histórico entre os restaurantes com cozinha moçambicana de Lisboa, passaram para livro através da mão da chefe de cozinha Jeny Sulemange. “Cozinha Moçambicana” chega às livrarias a 14 de junho.
É, há décadas, o rosto que nos aproxima da vida selvagem com a naturalidade, sentido de humor e descontração que se tornaram uma assinatura. David Attenborough chega, agora, aos escaparates nacionais com um livro que relata na primeira pessoa uma sua epopeia da juventude. “Aventuras de um Jovem Natu
Sim, conforme a estação do ano ou tempo que se faz sentir, os vinhos podem e devem ser servidos a temperaturas ligeiramente diferentes, sendo o mais difícil no verão, manter a temperatura correta ao longo da refeição.