Histórias de manhã, histórias à noite, na biblioteca, no parque ou na praia. O que importa é que a leitura esteja em dia. As atividades gratuitas que propomos convidam a ler em todo o lado e em família.
Visitar a Ilha da Madeira é entrar num pequeno mundo em que a beleza da Natureza vive em harmonia com costumes e tradições dos habitantes. Com vários miradouros surpreendentes e praias paradisíacas, ir à Madeira também é mergulhar na cultura e no orgulho das suas gentes.
Muitas crenças sobre como tratar os filhos são baseadas na repetição de ideias que não têm confirmação científica. À luz de descobertas recentes, os pediatras estão a desfazer alguns mitos. Aqui ficam seis.
No fim de semana de 7 e 8 de julho, os céus de Bragança vão dar espetáculo: cerca de três dezenas de aeronaves clássicas, muitas delas usadas nas grandes guerras mundiais vão “desfilar” no Aeródromo Municipal de Bragança. A entrada para o Careto Airshow é gratuita.
A exposição cumulativa ao calor dificulta “o desenvolvimento de certas habilidades cognitivas”, revela um estudo elaborado ao longo de treze anos por um conjunto de três universidades, entre as quais a de Harvard.
Especialistas dizem que a alimentação vegetariana pode ser adotada em qualquer altura da vida desde que o processo seja bem vigiado. Estudo refere que quem adere ao vegetarianismo por questões éticas é mais propenso a mantê-lo do que quem o faz por razões de saúde.
O ar livre faz bem – até mesmo às notas escolares. Recreios com vegetação e árvores contribuem não apenas para diminuir os níveis de ansiedade e de obesidade das crianças como também para melhorar a capacidade de concentração durante as aulas.
As meninas são normalmente mais parecidas com a mãe e os meninos com o pai. Exceto no primeiro ano de vida, em que ambos os sexos se parecem quase sempre com as mães. Será uma resposta inteligente da natureza?
O alerta vem do Reino Unido. Está a crescer o número de crianças que chegam às escolas com problemas básicos de autonomia e com um vocabulário pobre para a idade. Saiba como ensinar o seu filho a ir ao WC sem precisar de um adulto.
Este fim de semana, há um festival para partilhar experiências radicais em família, sessões de cinema ao ar livre, uma peça de teatro que vai ser só rir, um festival internacional de música, que utiliza instrumentos-brinquedos, e um apalpário onde pode observar e tocar nos animais expostos. De Norte
Os adolescentes, diz cientista britânica, estão sujeitos a mudanças “sísmicas” no cérebro e submetê-los a testes não é boa ideia. Três quartos das doenças mentais surgem antes dos 24 anos.
Haverá coisa mais politicamente incorreta do que alguém se queixar da sua condição de pai ou mãe? Mas é legítimo. Dezenas de pais enumeraram os aspetos mais detestáveis do facto de terem filhos.
A questão dos trabalhos de casa pode envenenar a relação entre pais e filhos, deteriorar o ambiente familiar e tornar-se um problema grave. Saiba como se prevenir contra a maldita guerra dos TPC.
As grávidas devem ou não evitar o contacto com os gatos e com os cremes anti-rugas? Podem ou não pintar o cabelo e consumir adoçante? E andar de avião? Verdades, meias-verdades e mentiras em torno da gravidez.
O alerta soou no último Congresso Europeu de Obesidade: crianças seguidoras dos vloggers que aparecem na net a consumir junk food comem mais 26% de calorias do que as outras. “Se eles comem isto, é porque não faz mal”, pensarão os miúdos.
Erguendo-se sobre Lisboa, a colina da Graça tem miradouros com as mais bonitas vistas sobre a cidade. Pegue na máquina fotográfica e leve os miúdos a conhecê-las já no próximo sábado, dia 30, entre as 10h e as 13h.
A esmagadora maioria das pessoas com transtornos alimentares são mulheres. A origem do problema está muitas vezes em casa, na relação entre mães obsessivas e filhas que perdem auto-estima
O tempo está indeciso, mas não se deixe condicionar demasiado. Há sugestões indoor e outdoor, para que possa fazer as suas escolhas mediante equação favorável entre o seu mood e o das condições meteorológicas.
A prática do yoga começa a entrar cada vez mais cedo na vida das famílias, nomeadamente das que têm crianças com necessidades educativas especiais, e são muitas as entidades que se organizam para promover aulas e workshops: começaram no ginásio, mas já chegaram ao museu.
Com as férias de verão em curso, impõe-se a questão: onde deixar os miúdos? A escola também vai de férias, a família pode não ser solução a tempo inteiro. Há entidades que ajudam os pais a proporcionar aos miúdos um tempo simultaneamente divertido e de aprendizagem, com direito a oficinas temáticas,
Sara Prates é médica, mãe de duas crianças, uma delas com Síndrome de Dravet, e presidente da Dravet Portugal, uma associação de famílias unidas pela causa. Estamos na presença de uma doença grave, que obriga a múltiplos internamentos hospitalares, limita o desenvolvimento psicomotor e condiciona um
O estudo durou seis anos e concluiu ainda que estas raparigas têm menos hipóteses de terem uma gravidez precoce. Em Portugal, dados recentes indicam que o número de mães adolescentes nunca foi tão baixo.
O Observatório do Lago do Alqueva dá a conhecer a crianças entre os 6 e os 14 anos a Ciência e a Astronomia de forma divertida. Os pais não ficam de fora e podem aprender a observar enxames de estrelas e a relacionar a cor das estrelas com as suas idades.
Nas salas de aula, as crianças mais propensas a serem medicadas como se tivessem um problema neurológico são as mais novas, sobretudo raparigas. O que parece um problema de saúde pode ser só imaturidade.