Quem nunca terminou o dia a gritar com o filho que se esqueceu de fazer os trabalhos de casa e, agora que devia estar na cama, cabeceia de sono em cima do caderno? Pois.

Muitos pais assumem a execução dos trabalhos de casa como responsabilidade sua. E se se os filhos se esquivam à tarefa, isso quer dizer que estão a desobedecer à autoridade.

Os especialistas alertam para o facto de que a guerra dos trabalhos de casa pode gerar muitas baixas e tornar o ambiente familiar verdadeiramente sufocante. “A certa altura, a criança está a lutar para ter mais controlo sobre as suas escolhas e os pais insistem em tomar conta da situação.

Essa disputa transforma a casa num cenário bélico”, avisa Debbie Pincus, especialista em comportamento infantil e relações parentais, além de autora de vários livros sobre este tema, no site Empowering Parents.

A especialista aconselha os pais a encararem o problema de forma tranquila e a adoptarem uma estratégia que evite a medição de forças. “A dura verdade é que não pode obrigar os seus filhos a fazer os trabalhos de casa. Em vez disso, é melhor estabelecer limites e procurar motivá-los para cumprirem as obrigações.”

Tome nota destas recomendações da terapeuta e coach norte-americana.

Como evitar a guerra dos TPC

  1. Lembre-se do que funcionava consigo
    Nada como viajar na máquina do tempo e recordar as suas próprias estratégias. Fale com o seu filho sobre os seus hábitos de estudo. Vai ver que ele se interessa e, com isso, pode motivá-lo a trabalhar mais.
  2. Pense numa experiência positiva
    Recorde-se da última vez em que as coisas correram bem em matéria de TPC. Lembra-se da razão para isso ter acontecido? Pergunte ao seu filho e aceite a sua resposta. Recorde-se de que o que funciona com ele pode não ser o ideal para si.
  1. Acabe com as discussões à noite
    Ponha um ponto final nesse ritual desgastante para todas as partes. Os TPC são uma extensão do trabalho do seu filho na escola e devem manter-se como assunto externo. Não deixe o tema minar o ambiente familiar noite após noite.
  1. Ajude em vez de forçar
    Mantenha o foco no seu trabalho, que é ajudar o trabalho do seu filho. Se decidiu apoiá-lo com os estudos, reavalie se tem capacidade para levar a tarefa a cabo ou se é melhor delegá-la.
  1. Faça uma pausa
    Se está a sentir-se reactivo ou frustrado, faça uma pausa de cinco ou dez minutos e acalmem-se os dois antes de voltar com ele à mesa de trabalho.
  1. Defina um horário
    É importante ter regras claras. Os TPC devem ser feitos todas as noites à mesma hora e no mesmo local, por exemplo na secretária dele ou na mesa do escritório.
  1. Se as notas baixarem, aplique um castigo
    Uma boa opção é restringir os jogos de computador ou o tempo a ver televisão, explicando-lhe que até voltar a subir as notas o tempo que gastava com essas actividades é para aplicar nos estudos.
  1. Olhe para si
    Cuidado: quando começar a preocupar-se excessivamente com as tarefas do seu filho, pare e pense sobre os seus próprios objetivos. Quais são? E que TPC tem de executar para os concretizar?
  1. Deixe-o fazer escolhas e enfrentar as consequências
    Se assumir o controlo absoluto da situação, é possível que ela se volte contra si e acabe na tal luta pelo poder. “Acredite em mim, vi muitas crianças que não faziam os TPC só para mostrar aos pais quem mandava”, garante Debbie Pincus