Quando o despertador toca de manhã, uma das principais preocupações dos pais é ir acordar os filhos para que não se atrasem e cheguem a tempo à escola. Mas não é tarefa fácil.

As dicas que se seguem talvez possam ser uma ajuda para uma manhã mais tranquila, com menos preguiça, choro, ansiedade e agitação.

Acorde bem mais cedo que eles

Ao acordar antes da sua criança ou adolescente, pode abrir um pouco a cortina do quarto, deixar a porta aberta e começar a realizar tarefas não muito barulhentas, como preparar o pequeno almoço. O seu filho notará que está a começar a haver movimentação na casa e despertará aos poucos.

Crie uma rotina

Manter um padrão no horário em que o seu filho se deve deitar e acordar é bom para que ele construa uma rotina.

Antecipe a hora de deitar

Se o seu filho foi dormir cedo, e mesmo assim não quer acordar no horário necessário, o melhor é conversar com ele encarando as horas de sono como um objeto de negócio. Explique que, se ele não consegue despertar pela manhã, precisará de adormecer mais cedo na noite anterior.

Desperte-o devagar

Pela manhã, ficar um pouco ao lado do seu filho pequeno, chamando o nome dele bem baixinho, dando-lhe beijinhos e dizendo-lhe frases de afeto e ternura farão com que ele acorde com um sorriso. O afeto é uma ótima dica para um despertar sereno e pacífico.

Faça um bom pequeno-almoço

Prepare um pequeno almoço com opções saudáveis e de que o seu filho goste. Fruta, pãezinhos e sumo natural podem compor uma refeição deliciosa e atraente para a criança. Não leve à cama. Avise-lhe só que o pequeno-almoço está servido na mesa.

E se depois disto tudo…

… o problema continuar na mesma… Bom, se a situação está mesmo complicada, tente alternativas que deixarão a criança sem outra opção a não ser levantar-se. Um exemplo é escovar os dentes do seu filho ainda na cama. Na hora de enxaguar a boca, ele vai sentir a necessidade de se levantar e ir à casa de banho. E, pronto, a criança já ficará de pé.