Tiro ao alvo - entender a formação de crateras na Lua
Simulação da criação de crateras na superfície dos planetas, usando esferas de diferentes massas e diâmetros, que são atiradas contra caixas com areia e/ou farinha, que simulam as superfícies planetárias com diferentes composições. São ainda mostradas imagens de planetas com superfícies craterizadas e explorados conceitos como o princípio da sobreposição das crateras.
23 jun., 28 jul.: 16.30h-17.30h
Construção de Nocturlábios
As crianças vão construir nocturlábios, instrumentos simples que permitem saber as horas pela observação da constelação da Ursa Menor. Serão ainda exploradas questões como a rotação da Terra, a origem do dia e da noite e orientação pela estrela Polar.
30 jun.: 16.30h-17.30h
Construção de Relógios Solares
Enquanto constroem relógios solares, os mais novos exploram questões como o tempo solar, o tempo dos relógios de pulso e os movimentos de rotação e de translação do planeta Terra.
7 jul.: 16.30h-17.30h
Construção de Espetroscópios
A atividade consiste na construção de espetroscópios portáteis, em que serão exploradas questões como a natureza e composição da luz, bem como a informação que é possível extrair da análise da luz das estrelas.
14 jul.: 16.30h-17.30h
Peso e Massa, afinal o que são?
A atividade planeada consiste na exploração de dois conceitos muito importantes para o dia-a-dia, mas que, por vezes, são mal-compreendidos: a Massa e o Peso. Para tal, os jovens cientistas terão uma serie de experiências à sua disposição, para aprofundar estes conceitos.
21 jul.: 16.30h-17.30h
As inscrições para as atividades, que têm um custo associado de 4 euros, devem ser feitas para o email geral@olagoalqueva.pt com o assunto "Astrónomos de palmo e meio".
No Observatório do Lago de Alqueva, de terça a sábado, pelas 21.30h, é ainda possível fazer observações astronómicas: encontrar a estrela polar, identificar as constelações e conhecer as suas lendas, relacionar a cor das estrelas com as suas idades, observar enxames de estrelas, nebulosas e galáxias com a ajuda de telescópios.
Comentários