Atentados e guerras são constantes nas notícias e, por mais que tentemos proteger as crianças dessa realidade, elas vivem neste mundo. É bom estarmos preparados para quando os nossos filhos nos fizerem perguntas.
É já este sábado, dia 14, que se realiza a última edição do aoarlivre, um programa concebido especialmente para famílias e crianças, de entrada livre, que decorre das 15h às 22h e que fecha o ciclo de vida do Maria Matos Teatro Municipal em Alvalade. Em setembro, haverá novidades.
Pelo aroma, vai parecer que viajaram até Itália, mas, na verdade, apenas se sentaram num restaurante com uma belíssima pizza à frente. Descubra onde pode saboreá-la em família.
Algumas mães dizem-se desapontadas, outras falam mesmo de arrependimento – e um quinto das jovens mulheres inquiridas neste estudo recusam a ideia de ter filhos. Os homens ficam mal na fotografia.
Mulheres com cinco filhos ou mais correm mais 40% de riscos de virem a sofrer um ataque cardíaco nos próximos 30 anos do que as que só têm uma ou duas crianças. Outro estudo mostra que o trabalho que uma família grande exige a uma mãe acaba por ser recompensado em afeto.
Até ao final de outubro, se está pelo Algarve-Silves, tem de encontrar um dia em que possa visitar o FIESA - Festival Internacional de Escultura de Areia. Trata-se de uma autêntica cidade de areia com esculturas que chegam a atingir os 12 metros. Quem quiser meter as mãos na areia e aprender esta ar
Recentemente, o presidente Macron chamou malcriado a um rapaz francês e pôs as pessoas a pensar. Afinal, o que é isso de ser bem-educado? E o que podemos fazer para tornar os comportamentos dos nossos filhos mais corretos? Há que implementar regras e ser assertivo.
Ser bom pai hoje em dia exige que os homens se familiarizem com todo o tipo de tarefas, incluindo as que antes cabiam às mães. Cozinhar bem, pôr fotos no Instagram, escolher um amaciador ou conhecer os jogos mais populares são alguns dos novos desafios do pai moderno.
Pesquisa divulgada na Science & Vie demonstra que o relógio biológico dos bebés tende a sincronizar-se com o das mães. Este fenómeno pode estimular ou evitar complicações na futura saúde das crianças.
Se a alimentação da grávida influencia o desenvolvimento do feto e a saúde da futura criança, é também importante no período de aleitamento – daí advêm os nutrientes que o bebé recebe. Nesta fase, uma mulher tentar perder peso com dietas milagrosas “é uma aberração”.
Em Viana do Castelo, há um espaço dedicado à temática do chocolate, um museu em que os visitantes podem sentir cheiros, vento, calor e ter experiências 3D.
Já não vale a pena tecermos considerações quanto à meteorologia. Centremo-nos na diversidade das propostas de cultura e de lazer para este fim de semana, que integram espetáculos e festivais para a família, todos gratuitos!
É o primeiro estudo da UE sobre o impacto emocional dos distúrbios alimentares nas famílias afetadas por estes fenómenos. Investigação envolveu mais de 200 pacientes, com uma média de 19 anos, que sofrem de anorexia, bulimia e compulsão alimentar.
Investigadora canadiana diz que as adolescentes não devem ser encorajadas a perder peso, pois correm maiores riscos de sofrerem de distúrbios alimentares. De um modo geral, as dietas na adolescência acabam por fazer “mais mal do que bem”.
Na Índia, os pais gastam uma média de 12 horas semanais com os TPC dos filhos – cinco horas a mais do que a média geral. Já na Finlândia e no Japão, os adultos dedicam pouco tempo aos “deveres” das crianças
A quantidade de selfies, o número de amigos virtuais ou o tipo de comentários publicados no Facebook podem fornecer-lhe algumas pistas sobre o estado emocional do seu filho. Mas tenha cautela com as ilações que possa retirar do perfil dele – e, claro, não interfira demasiado.
Até os alimentos potencialmente alergénicos, como ovos, peixe ou frutos secos, podem ser consumidos a partir dos seis meses. Esta recomendação dos pediatras espanhóis quer promover um relacionamento mais saudável com a comida e um maior desenvolvimento.
Um dos pontos altos do verão lisboeta regressa ao Largo de São Carlos a 6 de julho para ficar até ao dia 28, com 15 espetáculos de entrada livre. O Festival ao Largo Millennium celebra a 10.ª edição num ano em que se assinalam também os 25 anos da Orquestra Sinfónica Portuguesa e os 75 anos do Coro
É verão, está calor. Nada como um bom dia de praia, uns belos mergulhos no mar e, ao fim do dia…. tudo menos um escaldão. E esse pode ser o menor dos males. O Sol é mesmo perigoso. Convém desfazer alguns mitos sobre proteção solar. Quanto antes.
Estudo da Universidade de Londres sugere que não devem existir regras fixas no sentido de a escola e os pais separarem gémeos durante o processo educativo. Aquisição de conhecimentos ou motivação de cada um não são afetados pela presença do outro.
90 por cento dos responsáveis escolares britânicos mostram-se apreensivos com o impacto das redes sociais na saúde mental e na autoestima dos alunos. “Sentem-se péssimos exemplos”. Professores apelam à intervenção das autoridades.
Histórias de manhã, histórias à noite, na biblioteca, no parque ou na praia. O que importa é que a leitura esteja em dia. As atividades gratuitas que propomos convidam a ler em todo o lado e em família.
Visitar a Ilha da Madeira é entrar num pequeno mundo em que a beleza da Natureza vive em harmonia com costumes e tradições dos habitantes. Com vários miradouros surpreendentes e praias paradisíacas, ir à Madeira também é mergulhar na cultura e no orgulho das suas gentes.
Muitas crenças sobre como tratar os filhos são baseadas na repetição de ideias que não têm confirmação científica. À luz de descobertas recentes, os pediatras estão a desfazer alguns mitos. Aqui ficam seis.