O Museu da Fábrica do Chocolate oferece um conjunto de soluções interpretativas sobre o chocolate e o cacau, com uma forte componente tecnológica e interativa. O visitante é conduzido através de cinco salas diferentes, interligadas e organizadas em circuito.

A primeira sala, "Origens", transporta para o ambiente equatorial das plantações de cacau, com informação interativa sobre os países produtores, as características da planta e os processos de colheita. Aqui fala-se também da preocupação com as condições de vida dos trabalhadores nas roças de cacau.

Museu do Chocolate

Na sala seguinte, "Xocolatl", o convite é para fazer uma viagem no tempo e na história mais remota do chocolate num filme 4D altamente imersivo que estimulará todos os sentidos do espetador (o olfato, a audição a visão e o tato).

Já a sala "Mundi" esclarece sobre a história mais recente do chocolate, do século XVI ao século XX. Nesta sala, o visitante vai poder conhecer a história da difusão o chocolate pelo mundo através de ecrãs interativos. Poderá ainda conhecer de perto as personagens que marcaram esta história, que ganharão vida para interagir com o visitante.

Na sala "Culto", o chocolate surge como elemento inspirador no cinema, na literatura, na música, nas artes em geral. O chocolate e a saúde, os cultos e as simbologia. Nesta sala, os visitantes poderão explorar esta dimensão transversal do chocolate através de totems interativos.

Por fim, a sala que encerra a visita é a sala "A Fábrica". Aqui, o visitante percorre o circuito produtivo do chocolate, percebendo através de várias estações interativas, qual o processo que transforma o cacau na tablete que todos conhecemos e gostamos.

No final, depois de ter trabalhado em todas as máquinas – chave do processo produtivo, o visitante recolhe o seu próprio chocolate, que poderá ter o seu próprio rótulo personalizado.

Todos as visitas são acompanhadas pelos audioguias, que utilizam uma avançada tecnologia de deteção da localização do visitante para despoletar conteúdos.

O Museu da Fábrica do Chocolate está aberto de segunda a domingo, das 10h às 18h, numa iniciativa da Fábrica do Chocolate e da GEMA. As crianças pagam 6€ de entrada e os adultos 8€.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.