A génese desta jornada criativa remonta ao livro "Ragazzi", uma obra de Helbig Konrad que retratou a beleza jovem e masculina. Dentro deste contexto literário, a lente de Konrad capturou sujeitos em estado de nudez num ambiente costeiro, emulando a estética da juventude clássica grega.

"Estas composições fotográficas ressoam profundamente na sua capacidade de transmitir momentos comoventes de potência emocional no âmbito da beleza masculina. A dinâmica da anatomia humana, caracterizada pelo movimento gracioso, a extensão da musculatura e a tensão que esses atributos geram, serviu como um fio narrativo orientador", explica a direção da ModaLisboa.

"Esta exploração levou posteriormente à conceituação e realização de peças de vestuário que amalgamaram elementos da indumentária existencialista com alfaiataria clássica e malhas", acrescenta.

"A escolha deliberada de fio de seda, meticulosamente tricotado para criar silhuetas minimalistas, confere a estas criações camadas de significado mais profundo. Além disso, a inclusão da transparência como elemento de design serve para revelar a faceta mais provocante desta coleção, contribuindo assim para o cultivo de uma narrativa consciente e introspetiva", conclui.

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Quem é Filipe Cerejo?

Filipe Cerejo iniciou o seu percurso em Moda no Porto, mas mudou-se para Londres para ingressar na Middlesex University, onde se formou em Design de Moda, em 2021. A sua coleção de final de curso foi destacada no British Fashion Council e no ShowStudio. Após a licenciatura, assumiu o cargo de Menswear Designer na ASOS, em Londres, onde aprimorou as suas competências e aprofundou o seu conhecimento sobre a Indústria de Moda.

Em paralelo, continuou a desenvolver novos projetos e a encontrar formas de revitalizar a sua visão e processo criativo. Em março de 2022, conquistou o prémio Polimoda do concurso Sangue Novo da ModaLisboa, que lhe deu a oportunidade de ingressar no Mestrado em Collection Design na prestigiada escola de Moda de Florença. A sua visão na criação de vestuário vai além da estética; trata-se de evocar emoções, de trazer sofisticação e sedução, de incorporar uma narrativa, abraçar um sentimento e expressar uma identidade única, oferecendo uma perspetiva fresca da Moda masculina.

ModaLisboa até domingo

A ModaLisboa voltou ao Pátio da Galé entre sexta-feira e domingo, para a apresentação de coleções de marcas e ‘designers’ nacionais. Na quinta-feira foi dia de debates e a inauguração de uma exposição nas Carpintarias de São Lázaro.

A 61.ª edição marca o regresso da iniciativa ao centro da cidade, mais especificamente ao Pátio da Galé, no Terreiro do Paço.

“De vez em quando temos que regressar àquilo que é a nossa base”, referiu a presidente da Associação ModaLisboa, Eduarda Abbondanza, em declarações à Lusa, aludindo também ao tema escolhido – “À la carte” – que remete para “a mesa, uma refeição que une as pessoas, a reunião de todos, com um lado de prazer e de bem-estar”.

O calendário desta edição inclui apresentações de coleções de Sangue Novo, Arndes, Buzina, Carlos Gil, DuarteHajime, Filipe Cerejo, Gonçalo Peixoto, Kolovrat, Luís Buchinho, Luís Carvalho, Niuka Oliveira, Nuno Baltazar, Olga Noronha, Ricardo Andrez e Valentim Quaresma.

Todos os desfiles são transmitidos em ‘streaming’ no site oficial da ModaLisboa. “Toda a gente pode assistir no conforto de casa”, destacou Eduarda Abbondanza.

A ModaLisboa é coorganizada pela Associação ModaLisboa e a Câmara Municipal de Lisboa.