
Em 2016, Jean Paul Gaultier assinalou os 30 anos de carreira e, em 2017, assinalam-se 20 sobre as famosas trocas de fluidos lânguidas que os anglo-saxónicos batizaram de french kiss e que o estilista popularizou nas fotografias e nos vídeos que mandou produzir para publicitar os seus perfumes mais emblemáticos. Foi em 1997 que surgiu o primeiro anúncio, «O beijo», um filme publicitário realizado pelo cineasta francês Jean-Baptiste Mondino.
Protagonizado pelo marinheiro que personifica o perfume Le Male e pela mulher sensual que personaliza a fragrância Classique, essa metragem publicitária incluiu «o beijo mais longo da história da publicidade», como foi na altura descrito. Em 2001, a história prosseguiu em «O encontro», um anúncio onde uma silhueta ambígua atravessa um bar e caminha com segurança em direção a um marinheiro.
Em 2003, em «Pele contra pele», a prioridade visual foi para o roçar dos corpos e para um febril e sensual jogo de mãos. Seis anos depois, em 2009, «O apartamento» foi o cenário de (re)encontro dos dois amantes, antes de uma nova separação, que termina, em 2013, em «No cais», um anúncio publicitário realizado por Johnny Green. Com fotografia de Laurie Bartley, foi protagonizado por Rianne Tem Haken e por Jarrod Scott.
Texto: Luis Batista Gonçalves
Comentários