O french kiss, o lânguido beijo de língua francês, faz parte da sua iconografia. Na apresentação pública da coleção de primavera/verão 2016, os modelos que desfilaram para o criador beijaram-se na passarelle. Em 2013, 16 anos depois daquele que foi um dos maiores beijos alguma vez transmitidos num anúncio publicitário, Jean Paul Gaultier voltou à carga com um novo vídeo para promover os seus perfumes mais emblemáticos, novamente recorrendo a uma troca de fluidos labial.

Foi, no entanto, em 1997 que o primeiro anúncio, «O beijo», protagonizado pelo marinheiro que personifica o perfume Le Male e pela mulher sensual que personaliza a fragrância Classique. Essa metragem publicitária incluiu «o beijo mais longo da história da publicidade», como foi na altura descrito. Em 2001, a história prosseguiu em «O encontro», um anúncio onde uma silhueta ambígua atravessa um bar e caminha com segurança em direção a um marinheiro.

Um navegador dos tempos modernos que acaba por beijar de forma ardente. O beijo não foi tão demorado mas foi igualmente sensual. Em 2003, em «Pele contra pele», a prioridade visual foi para o roçar dos corpos e para um febril e sensual jogo de mãos. Seis anos depois, em 2009, «O apartamento» foi o cenário de (re)encontro dos dois amantes, antes de uma nova separação.

Uma verdadeira epopeia de demonstração de afetos

O desfecho desse filme publicitário terminou com a mulher abandonada a enterrar, de forma apaixonada, a cabeça no travesseiro ainda quente com o cheiro do amante, de partida para mais uma longa viagem. Uma separação que termina, em 2013, em «On the docks», «No cais» em português, o anúncio publicitário criado para promover as novas edições especiais das fragrâncias míticas. Realizado por Johnny Green, com fotografia de Laurie Bartley, o novo filme é protagonizado por Rianne Tem Haken e por Jarrod Scott.

Uma epopeia que se inicia nas entranhas de um cargueiro e que termina, com um demorado e apaixonado beijo entre as duas personagens da saga, num luxuoso apartamento de uma metrópole cosmopolita. O anúncio, estreado internacionalmente em setembro, começa a ser transmitido na televisão portuguesa a partir do final de novembro. O Dia Internacional do Beijo comemora-se anualmente a 13 de abril, apesar de alguns países assinalarem apenas a data a 6 de julho.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.