As plataformas ondulatórias têm como princípio o treino por aceleração, para trabalhar todos os grupos musculares em simultâneo. Esta tecnologia foi primeiro desenvolvida no programa espacial da URSS, para garantir a saúde e a condição física dos astronautas durante as suas estadias no espaço.

Actualmente, a vibração produzida pelas plataformas ondulatórias é transferida para os músculos, induzindo até 50 ciclos de contracção/ descontracção reflexa por segundo.

Ao colocar-se sobre a plataforma, posicionando as diferentes partes do corpo em contacto com a superfície de treino, numa acção estática ou dinâmica com duração média de 60 segundos, activam-se diversos grupos musculares em simultâneo.

Tal intensidade de recrutamento muscular conduz rapidamente a uma melhoria da força geral, velocidade reactiva, função, performance, flexibilidade e mobilidade, de uma forma muito mais eficaz do que a que acontece num treino convencional.

As plataformas ondulatórias podem ter um impacto positivo extremamente significativo em alguns dos sinais do avançar da idade. Alguns benefícios, entre muitos outros, são o fortalecimento muscular e do corpo inteiro no geral, melhoria da circulação, aumento da flexibilidade e fortalecimento ósseo, condição essencial para a prevenção da osteoporose.

O treino nas plataformas estimula a produção de certas hormonas responsáveis pela capacidade natural do nosso corpo em se auto-regenerar e recuperar, reduz os níveis e a aparência da celulite, e estimula a produção e a integração do colagénio na pele mantendo-a com uma aparência jovem e fresca.

Saiba mais na próxima página

História das plataformas

1960: O Prof. Dr. Biermann da antiga RDA (República Democrática da Alemanha) descobre o treino por vibração e a oscilação ciclóide.

1970: Investigadores soviéticos usam o treino por vibração para permitir que os cosmonautas russos permaneçam pela primeira vez 420 dias no espaço. Nessa altura, os americanos são forçados a regressar à Terra depois de apenas 120 dias.

1989: Depois da queda do Muro de Berlim o conhecimento do treino por vibração estende-se ao mundo Ocidental.

Treino por aceleração
Tem o seu princípio fundamentado na Estimulação Neuromuscular Rítmica (ENR), que data de 1960, quando o Prof. W. Biermann, da antiga República Democrática Alemã, descreveu determinadas vibrações ciclóides que possuíam a capacidade de melhorar o estado das articulações de uma forma relativamente rápida.

O cientista russo Vladimir Nazarov tornou-se a primeira pessoa a utilizar o treino por aceleração na sua aplicação mais moderna – Estimulação Biomecânica (EBM). Com esta tecnologia conseguiu investigar sobre contracções musculares involuntárias e sobre movimento involuntário.

Com o desenvolvimento das teorias do treino por aceleração, os bailarinos russos que sofriam de pequenas lesões crónicas, como as tendinites no tendão de Aquiles, descobriram que a vibração ajudava no processo de reabilitação.

Ao mesmo tempo também verificaram que a sua força muscular e a sua capacidade de salto aumentava com apenas um quarto do esforço ou do tempo necessário nos métodos de treino tradicionais.

Saiba mais na próxima página

Vantagens:

- Poupança de tempo
Estimulam múltiplos grupos musculares em simultâneo. O equivalente a um treino completo e integral pode ser atingido em apenas uma fracção do tempo. Três sessões curtas de treino por semana são suficientes.

- Perda de peso
O treino regular estimula o metabolismo; intensifica a queima de gordura e aumenta a taxa metabólica basal.

- Aumento da energia
Os treinos na plataforma utilizam praticamente 100 por cento de todas as fibras de todos os grupos musculares activos, num mesmo instante, resultando numa melhor capacidade global de produzir força e num aumento dos níveis de energia.

- Aumento da flexibilidade
O incremento circulatório torna maior o aporte sanguíneo aos tecidos, é essencial para o aumento da flexibilidade muscular e estimula a capacidade de auto-regeneração e cura. O trabalho de equilíbrio e de força reactiva pode ser feito com melhorias imediatas.

- Melhor condição física e bem-estar geral
À medida que os parâmetros de condição física melhoram, também o tecido muscular se fortalece e a eficiência cardiovascular aumenta.

Dá-se uma maior estimulação da produção das “hormonas do bem-estar”, originando uma sensação pós-treino prazeirosa e à custa apenas de uma fracção do esforço.

Os programas de massagem executados ao longo da sessão ajudam a quebrar as células de gordura e a melhorar a aparência da celulite e da pele.

Saiba mais na próxima página

- Número de sessões
Com apenas três sessões de treino de 15 minutos por semana, podem-se obter excelentes resultados. Isto é tudo o que uma pessoa com um olho no relógio e o outro na sua imagem e saúde precisa de ouvir.

Indicada quer seja um executivo ocupado ou apenas alguém relutante a integrar uma rotina de treino exigente.

Benefícios:

- Osteoporose
O treino por aceleração incrementa o número de contracções musculares, assim o osso absorve maior quantidade de minerais para compensar a maior carga mecânica provocada pelo treino, logo a densidade mineral óssea aumenta.

Os treinos nas plataformas ondulatórias produzem aumento da força e uma maior actividade muscular, forçando o esqueleto a reagir, tornando-se mais forte, restituindo a sua densidade mineral e retomando a mobilidade articular.

- Artrite
Fazer exercício é muito importante para os que sofrem desta doença. Ajuda a manter a mobilidade das articulações, a musculatura estabilizadora das mesmas fica mais fortalecida, o osso e a cartilagem tornam-se mais saudáveis e ajuda na gestão da dor.

Realizar sessões de treino nas plataformas, de forma regular, tem demonstrado um efeito positivo no alívio da dor e no controlo da inflamação associada à artrite.

- Esclerose múltipla
Aumentar ou manter os níveis de força e estimular a coordenação motora é essencial para os doentes que sofrem de Esclerose múltipla. O treino por aceleração proporciona o estímulo necessário sem sobrecarga articular.

Saiba mais na próxima página

- Celulite
Intensifica a circulação sanguínea nas áreas afectadas que, juntamente com os programas de massagem aumenta o efeito de drenagem e regeneração da pele.

A vibração faz com que os músculos bombeiem mais sangue, ajudando o sistema linfático a remover as substâncias tóxicas do metabolismo.

O treino por vibração aumenta a taxa metabólica, levando a uma melhor combustão de gorduras e, logo, a uma redução do tecido adiposo.

- Circulação sanguínea
A vibração das plataformas activa as bombas musculares, estimulando fortemente a circulação sanguínea aumentando, desta forma, o aporte sanguíneo nas zonas mais problemáticas.

União perfeita
Mais do que um equipamento de exercício e reabilitação, as plataformas ondulatórias oferecem também a capacidade de massagem corporal completa e relaxamento.

Estes equipamentos não trabalham apenas passivamente todos os grupos musculares do corpo, como também reduzem o stress ao diminuir os níveis de cortisona enquanto elevam os níveis de serotonina.

Estes benefícios contribuem para a união perfeita com outras técnicas utilizadas em spa, ou gabinetes de estética. Juntamente com outras técnicas (massagens, envolvimentos, alimentação, entre outros) consegue-se obter bons resultados em problemas como celulite, stress, gorduras localizadas, falta de firmeza, entre outros.

Agradecimentos: Power Plate, Lisboa
Fotografia: Power Plate