Existem aromas específicos para uma determinada estação ou podem ser usados independentemente da temperatura ambiental? As opiniões não são unânimes. Mesmo no que respeita a perfumes masculinos.

Como é sabido, os homens são mais “fiéis aos seus perfumes” do que nós mulheres que, na maioria dos casos, não resistimos às novidades que o mercado oferece.

É, pois, frequente que os homens não se deixem “enfeitiçar” pelos aromas estivais, quando adoptaram para sua assinatura olfactiva um determinada fragrância.

Em parte têm razão. O perfume realça ou ajuda a construir uma imagem e as “mudanças ao sabor da moda e dos humores” não contribuem para isso. Por outro lado, é importante saber que as temperaturas elevadas convidam a aromas mais frescos, marítimos, revigorantes, mas nem por isso menos sensuais.

O calor traz consigo o convívio com a natureza, as tardes e noites saboreando as conversas com os amigos... mas traz também alterações alimentares (leia-se alguns exageros) que influenciam a temperatura corporal e o próprio Ph da pele.

Assim, mudar de aroma na Primavera – Verão pode trazer vantagens. Direi mesmo que, se é adepto de fragrâncias com grande concentração de madeiras e especiarias, deve suspendê-las durante estas estações.

Aposte em eau de toilette, eau de cologne ou splash leves, frescas, revigorantes. Um conselho: não as aplique, caso o seu destino seja a praia ou a prática de desportos ao ar livre.

Sol directo e fragrâncias não são um casamento ideal. Guarde o gesto de se perfumar para o fim de tarde ou noite. Motivo? Existem essências fotosensibilizantes com resultados nefastos para a pele.

Para quem deseja fazer novas incursões olfactivas, sugiro três fragrâncias.

Conheça o perfume Davidoff na próxima página

Davidoff
Fresca, enérgica, revitalizante

“O que caracteriza a verdadeira viagem é a ausência de controle sobre ela. Não podemos controlar uma aventura. Temos de nos dispor a aceitar todas as experiências que nos aguardam ao virar da esquina. E nunca fazemos ideia do que pode surgir”, diz Ewan McGregor.

Adventure Eau Fraiche, de Davidoff é o companheiro olfactivo ideal para o homem que deseja explorar o mundo, que aceita o inesperado e as sensações que a viagem lhe oferece.

Trata-se de uma eau de toilette fresca, energética, revitalizante…sensual. Uma simbiose de notas aromáticas contrastantes - néroli, gengibre, manjericão, cedro, vétiver e almíscar branco - para um resultado único que o distingue de todas as outras fragrâncias Davidoff que apostam nas notas quentes e especiadas.

O frasco, em forma do cantil de viajante, é transparente deixando visualizar o verde cintilante da fragrância. A cartonagem, verde com aspecto de cabedal, inscreve, no estilo tradicional, a sigla da evasão - Davidoff Adventure.

Conheça o perfume Sport Pour Homme na próxima página

Gucci
Um estilo de vida

Sport Pour Homme, de Gucci inspirou-se em Gucci by Gucci pour Homme. Inspirado na magia sempre renovada dos oceanos evoca a liberdade de usufruir da vida ao ar livre e conviver com a natureza.

Revela-se uma fragrância fresca e cítrica, uma conciliação dos contrários – a acidez da toranja e a doçura do cardamomo. Mas não fica por aqui. Uma pitada de essência de figo da Calábria e patchouli apostam no despertar dos sentidos. Tudo em “doses” equilibradas, como o estilo de vida do homem Gucci.

O aroma perdura. Ao longo do dia. Ao contrário da maioria das fragrâncias desportivas – caracterizadas, quase sempre, por uma volatilização rápida – Gucci by Gucci Sport pour Homme, foi dotada de uma tecnologia especial que permite uma duração prolongada do aroma no corpo.

Em suma, a frescura e a sedução, a jovialidade e a elegância à distância de um gesto simples – o de se perfumar. O formato do frasco reforça a leveza e sensibilidade da fragrância – esguio, transparente . A cartonagem, em vermelho vivo, não dispensa as listas verdes, assinatura da marca desde 1950.

O actor James Franco empresta o seu rosto à campanha publicitária – fotografada por Inez von Lamsweerde e Vinoodh Matadin - , à semelhança do que fizera para Guccy by Gucci em 2008. Cannes foi o local escolhido e a imagem que nos é transmitida é a de um homem elegante e com grande sentido de liberdade, bem ao estilo Gucci.

Conheça o perfume L’Eau d’Issey pour Homme na próxima página

Issey Miyake
Em defesa do ambiente

A politica ambiental deveria preocupar-nos todos os dias. Com pequenos gestos podemos contribuir para melhor o mundo que nos rodeia ou, pelo menos, não perturbar a sua harmonia primordial. Será isto impossível? Penso que não.

Alguns perfumistas, costureiros e designers de Moda têm estado na vanguarda do movimento que visa preservar ou restabelecer essa “harmonia”. Issey Myake, é um deles. A sua filosofia de vida expressa-se em, todas as suas criações.

Neste Verão lança uma edição especial – L’Eau d’Issey pour Homme Nature Print - que revela o seu apoio à defesa do meio ambiente A fragrância mantém-se fiel à formula inicial – yuzu, folhas de salva e coentro, noz moscada e canela, âmbar, sândalo e vétiver – que transformaram a L’Eau d’Issey num clássico da perfumaria mundial.

A madeira, delicadamente talhada, toma a forma de frasco. Tratada com uma escova de aço as suas fibras assumem um relevo que a aproxima da “madeira transportada por água”. Magnífico na sua simplicidade.

 

 

Maria Fernanda Diniz

http://fragrancias.blogs.sapo.pt/