Não se conjugam agora com as minisaias evasé, como aconteceu nos anos da década de 1960, mas seguem os seventies. Os collants lisos, com bolinhas, em rede, de fantasia e até rasgados, acompanham os vestidos pelo joelho em materiais brilhantes. Nas últimas colecções, surgiram clássicos, em peças de designers como como em Balmain ou, mais punk, como em Saint Laurent.

De uma maneira ou de outra regressaram para tornar as pernas mais femininas e, ainda, mais sensuais. Estes são os cuidados a ter quando os usar:

- Lisos

Os pretos, lisos e finos, são os preferidos dos criadores para conjugar com vestidos em tecidos brilhantes. Uma forma boa de perceber se são mais finos ou opacos, é consultar a embalagem. Os finos têm cerca de 15 a 20 derniers (unidade de medida que corresponde ao peso em grama por nove quilómetros de fio e 20 derniers correspondem a 20 gramas por nove quilómetros de fio). Quanto menos derniers, mais finos e elegantes, logo, mais fáceis de romper.

- Com bolas e rasgados

Para ousar é preciso ter atitude. Os collants com bolas têm uma vertente mais elegante. Já os rasgados são mais punk. Este inverno, Diane von Furstenberg vestiu as pernas das suas modelos com collants de bolas e vestidos envelope. Já Hedi Slimane, para a Saint Laurent, combinou magistralmente os rasgados com saias curtas em tule e vestidos curtos em lurex.

- Fantasia

Os collants em rede fina e as combinações com rede e flores conjugam-se com vestidos de corte a direito, em tecidos mate. Quanto mais trabalhadas forem as meias, mais simples deve ser a roupa, e vice-versa. São meias mais delicadas, mas muito sexy. Para as conservar durante mais tempo, lave-as à mão com sabão de seda e deixe secar ao natural, mantendo-as afastadas de velcros, cintos e pedraria.

Texto: Margarida Figueiredo

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.