Comprar um sutiã não é uma tarefa complicada apenas para o sexo masculino. Também é um verdadeiro bicho de sete cabeças para muitas mulheres. Margarida Furst, sócia fundadora da Dama de Copas, loja especializada em bra fitting e consultoria de lingerie, contacta todos os dias com muitas que não sabem indicar ou que indicam erradamente as duas referências essenciais para um sutiã ajustado, o tamanho e a copa.

Sendo uma peça que tem a importante função de sustentar o peito e de ser "a base para a roupa assentar", como sublinha a responsável, convém saber qual escolher para cada situação. Segundo dados fornecidos pela responsável desta loja, com base na avaliação que tem feito ao longo dos anos, cerca de "30% das mulheres adequa-se ao modelo balconnet, com decote médio e alças na ponta das copas".

«Logo a seguir, o full cup, mais subido na copa, abarca o peito por completo e é a escolha de 29%», revelou ainda à edição impressa da revista Prevenir. Os modelos preferidos podem, no entanto, não ser os que melhor se adequam à estrutura física de cada uma. "A maioria [cerca de 70%] prefere copas moles, sem espuma, que se adaptam mais à fisionomia do peito e suportam-no melhor», acrescenta ainda a especialista.

3 pormenores a ter em consideração na próxima ida às compras

As recomendações de Margarida Furst para uma escolha acertada:

1. As duas referências necessárias

O tamanho é definido por duas referências. Um número, relativo à largura do tórax, por baixo do peito e, depois, uma letra, que indica o tamanho da copa. A diferença entre o perímetro do tórax e o volume do peito.

2. A versatilidade dos modelos

O número certo pode variar consoante o modelo. Não fique presa a uma referência. Experimente sempre o sutiã na loja.

3. A evolução do corpo feminino

Uma mulher muda de tamanho de peito pelo menos seis vezes ao longo da vida, pelo que o modelo que melhor a servia há uns anos pode não ser o mais adequado atualmente.

3 aspetos a ter em conta no momento de escolher um sutiã

Como escolher o melhor modelo para si

5 vários fatores a ter em conta no momento de ir às compras:

1. Tamanho

Escolha um modelo que fique justo nas costas quando apertado no colchete da ponta. Este é o apoio mais importante, uma vez que suporta 60% a 70% do peso do peito.

2. Alças

Devem ficar justas, sem vincar os ombros, nem descair.

3. Copas

Devem encaixar completamente o peito, não permitindo que saia delas. Os seios devem manter-se separados entre si.

4. Aro

Deve manter-se por baixo do peito, sem pisá-lo.

5. Modelo

O full cup utiliza-se em roupa mais subida, sem decote. O balconnet ou half cup, por seu lado, é indicado para decotes redondos. Com roupa justa sem decote, deve utilizar um sutiã almofadado sem costuras, com copa balconnet mais subida. Os sutiãs push-up tentam criar algum volume ou decote, funcionando, essencialmente, em peitos pequenos.

3 aspetos a ter em conta no momento de escolher um sutiã

Quantos sutiãs devemos ter?

"Devemos ter, no mínimo, três sutiãs", defende Margarida Furst. "Um a usar, um a lavar e um a repousar [na gaveta]. E, se possível, que cumpram seis fins, nomeadamente que se possam usar com roupa transparente, com roupa subida e com decotes, roupa justa, para além de um cai-cai e um [sutiã] desportivo", enumera a especialista.

Quais os cuidados a ter com a lavagem?

"A lavagem deve ser sempre feita à mão [evitando a centrifugação], com água fria e um detergente para roupa delicada. Deve ser pendurado pelas alças e mantido à sombra", recomenda a sócia fundadora da Dama de Copas.

O que é indispensável num modelo de desporto?

"A sustentação", destaca Margarida Furst. "O sutiã deve imobilizar o peito mas nunca espalmá-lo", esclarece. "Evite tamanhos standard [como o S, o M e o L] e escolha o modelo mais confortável", aconselha. "Nas atividades em que o peito não mexe tanto, como o ioga, o sutiã não precisa de ter aros", afirma ainda a especialista.

Texto: Catarina Caldeira Baguinho com Margarida Furst (consultora de bra fitting e sócia fundadora da Dama de Copas)