Estar grávida e vestida de forma adequada e elegante não é difícil.

 

As duas coisas não têm de ser forçosamente incompatíveis.

 

Siga as nossas sugestões e apresente-se sempre irrepreensível.

 

Quando uma mulher engravida o seu corpo começa, pouco a pouco, a mudar culminando numa barriga maior e, consequentemente, nuns quilitos a mais. Uma situação que leva a que a roupa habitual não caia bem e à necessidade de procurar alternativas para esses meses de transição até voltar ao vestuário de sempre.

 

Deixamos, por isso, aqui, conselhos para se vestir de forma elegante quando se está grávida deixando sempre claro que o mais importante é estar cómoda:

 

- Na altura de ir às compras, escolha algo que lhe assente bem no momento e algo que lhe esteja grande. Assim, terá sempre peças para usar.

 

- Explore as lojas de pré-mamã e as retrosarias. Há várias soluções como bandas elásticas, velcro ou elásticos com botões que podem utilizar-se para poder continuar a usar a roupa habitual. Um recurso muito comum é usar as calças de sempre com a breguilha totalmente aberta com uma banda elástica cosida para que, além de tapar, lhe dê elasticidade à cintura.

 

- Aproveite peças que já tenha e que lhe fique grande ou, até, uma camisola ou camisa do seu marido ou companheiro já que não vale a pedir mudar todo um guarda-roupa por, apenas, poucos meses.

 

- A cintura deve ser larga e cómoda. Troque os elásticos da cintura das saias e das calças por uns mais elásticos ou mais soltos ou, até mesmo, por um cordão. Deste modo nunca se sentirá apertada.

Outros conselhos a ter em conta

 

- Se usa meias, que sejam de lã ou algodão e com a cintura bem larga para que não apertem.

 

- Use roupa feita com tecidos naturais como algodão, lã ou seda. É mais cómoda que a de tecido sintético sendo o algodão e a seda mais indicados em épocas de calor, quando há dias que nem apetece sair à rua.

 

- Também é recomendável o uso de duas peças finas ao invés de uma grossa. Em caso de sentir calor ou pequena indisposição pode tirar uma delas.

 

- Quando a figura começa a arredondar e a barriga a crescer os estampados e as camisolas com riscas fazem sobressair ainda mais as diferenças. As peças básicas, de cor lisa, favorecem geralmente mais a figura.

 

- Os tecidos com elasticidade são mais cómodos porque acompanham os movimentos sem limitações, mas não devem ser demasiado ajustados.

 

- Tenha algo para as ocasiões especiais, não vá precisar de se arranjar de forma mais sofisticada. Será uma boa ideia ter um vestido que não se ajuste à cintura, umas calças pretas e outras peças mais elegantes.

 

- Não gaste demasiado já que esta é uma etapa transitória na sua vida. Antes de comprar tente, perto de alguma amiga que tenha estado grávida não há muito tempo, conseguir algumas peças de roupa.

 

- Cuide dos seus pés. O seu peso está a aumentar e eles são o centro de gravidade do seu corpo que está a mudar. Caminhe descalça sempre que possa e utilize sapatos ou sapatilhas cómodas. Prescinda dos saltos por uma questão de comodidade.

 

- Utilize um sutiã adequado. O seu peito vai mudando durante a gravidez. Há que ir adequando o tamanho sempre que seja necessário. Se possível, use sutiãs cómodos, ajustáveis e com boa sustentação.

 

Texto: Eva Falcão