Verão que é verão pede sol, praia e muitos mergulhos refrescantes e revigorantes no mar, no rio ou na piscina. Mas o biquíni do ano passado já não lhe fica assim tão bem e nas lojas, a oferta é tanta, que fica perdida. Sabemos como se sente. E, como não queremos que seja vítima da moda, apresentamos-lhe, de seguida, as recomendações a seguir para encontrar o biquíni com a cor e o formato certo para a sua silhueta, para que possa brilhar no areal este verão, com os modelos mais sedutores da estação.

O formato do sutiã

Em relação ao formato do sutiã, o que aperta atrás do pescoço favorece todas as mulheres. Os tops de alças finas ficam bem a quem tem peito pequeno ou médio mas não favorecem o peito grande. O decote cai-cai só fica bem a quem tem peito médio, pois não dá suporte a peitos grandes, nem favorece peitos pequenos. Os sutiãs com armação incorporada podem resultar muito bem no peito pequeno e grande.

O formato da cueca

Regra geral, uma tanga decotada fica sempre melhor. Ao contrário do que possa parecer, uma mulher com anca larga deve optar por uma parte de baixo bastante decotada para se ver mais pele. As partes de baixo tipo cueca só devem ser usadas por mulheres magras e com pernas altas porque tiram altura e chamam a atenção.

Tops assimétricos

Os tops com alça só num ombro são ideais para quem quer um estilo mais original e sexy, mas são de evitar por quem tem peito grande, já que chama a atenção para a parte de cima do corpo.

Tops com decote cai-cai

Este formato é ideal para quem tem peito médio mas é de evitar por quem tem peito grande, porque não dá o suporte necessário. Também não deve ser a escolha de mulheres com um peito pequeno, pois não o favorece. É uma boa solução para quem tem anca larga, já que chama a atenção para cima e alarga visualmente os ombros, pelo que ajuda a equilibrar.

Modelos com aplicações

Correntes, lantejoulas, tachas, anéis e outras peças douradas ou prateadas tornam, à partida, qualquer biquíni mais original e chamativo. Opte, por isso, por usar este tipo de aplicações nas zonas onde quer chamar a atenção.

Modelos com estilo vintage

O estilo vintage é bom para quem quer mostrar menos e manter a originalidade. Este ano, tanto se encontram biquínis inspirados nos anos da década de 1950, como nos das décadas de 1960 e de 1970. Os de cintura alta devem, contudo, ser evitados por quem tem anca larga já que vão aumentar esta zona.

Biquínis em tons claros

A vantagem (ou desvantagem) destes biquínis é que a atenção prende-se mais no corpo do que no biquíni em si. São, assim, uma boa opção para as magras, mas devem ser evitados pelas mais gordinhas. As cores claras aumentam e chamam a atenção e as escuras diminuem e são discretas, pelo que só devemos usar cores claras onde queremos chamar a atenção e optar pelas escuras nas zonas que queremos disfarçar.

Biquínis estampados

Este ano, à semelhança de outros, veem-se muitos estampados de todos os tipos, especialmente os étnicos, sobretudo de inspiração magrebina e africana, para além dos tradicionais com animais, frutos e flores. Se o padrão estiver na parte de cima, chama atenção para o peito, sendo ideal para peito pequeno ou anca larga. Se estiver na parte de baixo, chama a atenção para a cintura o que o torna ideal para peito grande e anca mais estreita.

As melhores opções para as mulheres que não dispensam o fato de banho

Os padrões tropicais são uma das maiores tendências para fatos de banho e são ótimos porque nos fazem sempre lembrar férias. Como, normalmente, são padrões em tons fortes e chamativos não devem ser usados por quem tem peso a mais. Outra tendência para os fatos de banho são os folhos, os cortes e as tiras. Todos estes detalhes vão chamar a atenção por isso devem estar em zonas de que gostamos e que queremos favorecer.

Os modelos num só tom escuro ajudam a alongar e a reduzir o volume favorecendo quem tem peso a mais. Se tem um peito grande procure um modelo que ofereça controlo, de modo a não deixar o peito descaído. Uma banda larga abaixo do peito ou uma armação ajudam a suportar melhor e também destacam quem tem peito pequeno. Opte também por um decote em V e alças largas. Para disfarçar a barriga, prefira um modelo com drapeado nessa zona para ajudar a disfarçar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.