Rita Carvalho, autora do livro “Imagem Profissonal – Guia de Estilo” e blogger do In Styleland, defende que o segredo para ter um guarda-roupa profissional funcional não é ter uma grande quantidade de peças, mas sim ter a roupa adequada para cada ocasião, tendo em conta o seu estilo de vida, o tipo de corpo e profissão. Ora veja!

Para a base do seu guarda-roupa aposte em peças que sejam versáteis, ou seja, que se adaptem a vários contextos e estações do ano; tenham cortes clássicos, de modo a não passarem rapidamente de moda; e valorize os tons neutros (preto, cinzento, bege, branco e azul escuro, cor-de-vinho e verde escuro), por forma a possibilitarem o maior número de conjugações.

Com estes básicos de vestuário pode depois complementar o seu dress code profissional com peças tendência, bem como acessórios, que são importantes para modernizar e personalizar o seu estilo. Não se esqueça de que a qualidade dos cortes e dos materiais, o tamanho e o comprimento das peças, bem como o seu aspeto é essencial para transmitir uma boa imagem profissional.

Eis as peças essenciais:

  1. Lingerie

Este é o primeiro passo para se sentir confortável e modelar a sua silhueta. Usar o soutien mais indicado para o seu tipo de peito e roupa que vai usar é fundamental. Uma lingerie desajustada pode arruinar a sua imagem, mas também causar danos à saúde, como é o caso de má postura das costas, pressão nos ombros ou flacidez do peito. Além disso, a lingerie modeladora é perfeita para perder alguns centímetros extra e disfarçar a flacidez, celulite e gordura acumulada, em determinadas zonas do corpo. Invista num soutien cor de pele e outro preto, que se adequam à maioria das situações, e prefira cuecas com corte a laser e sem costuras, de forma a não vincar o corpo.

  1. Sobretudo

Um sobretudo bem quente é um essencial para o inverno, de modo a protegê-la do frio. Aposte em tons neutros e lisos (bege, camel, preto, azul-escuro, cinzento e preto), se pretende investir num único casaco, pois permitem maiores possibilidades de combinação com o seu restante guarda-roupa. Os modelos mais clássicos também são boas apostas, já que não passam de moda. Prefira o tamanho a 3/4 (pela altura do joelho), sobretudo se for mais baixa. Para alongar a silhueta pode também usá-lo aberto, de forma a criar uma linha vertical, e optar por um decote em V. Quentes e macios, os casacos de lã e caxemira são sempre um bom investimento para esta estação.

  1. Trench Coat

Ideal para os dias de chuva ou para a meia estação (outono e primavera), o trench coat (criado por Thomas Burberry para proteger os soldados britânicos no campo de batalha, durante a Primeira Guerra Mundial) é uma peça prática e leve, que pode ser vestida por cima do blazer. Mais conhecido no seu tom bege, com forro de xadrez e cinto, o trench coat é intemporal. Experimente dar um nó com o cinto para modernizar o seu visual.

  1. Blazer

O blazer preto tanto pode ser usado numa reunião ou almoço de negócios, como num jantar ou cocktail no final do dia. Num ambiente mais formal deve ser usado com uma saia ou calças mais clássicas, mas pode adoptar um estilo casual usando-o com uns jeans escuros. Invista, por isso, num modelo de boa qualidade e de corte clássico, com um ou dois botões. Super-elegante, esta terceira peça de vestuário é bastante versátil.

  1. Vestido preto

Conhecido como o Little Black Dress (LBD), o vestido preto é o clássico dos clássicos. O modelo deve ser escolhido em função do seu tipo de corpo, mas prefira os modelos mais estruturados e um pouco acima do joelho, que realçam a sua silhueta, sem expor demasiado o corpo. A grande vantagem é que tanto pode usar este vestido durante o dia, com um blazer ou cardigã, como no final do dia, durante um cocktail ou jantar, com acessórios e sapatos mais sofisticados.

  1. Calças pretas clássicas

As calças pretas clássicas são muito versáteis, pois tanto as pode usar numa entrevista de trabalho, como numa reunião ou num evento mais formal. Os modelos com corte a direito favorecem a maior parte das mulheres. Não se esqueça que as calças mais justas evidenciam as ancas, pelo que se tiver excesso de peso prefira modelos mais largos em baixo, que não acentuam tanto esta zona. Porém, se for mais baixa, as calças largas podem dar a sensação de ser mais pequena, pelo que tenha sempre em conta as suas caraterísticas físicas.

  1. Saia lápis

De tecido, tweed ou em pele, a saia lápis (ajustada ao corpo) é um básico ultra feminino. Muito elegante, a saia deve situar-se pelo joelho (ou abaixo), no caso de ter umas pernas mais altas, ou um pouco acima deste para as mulheres mais baixas. Invista num modelo preto ou numa cor neutra (por exemplo, cinzento ou vinho), para uma maior versatilidade, e em tecidos mais estruturados.

  1. Camisa branca

Outra peça fundamental no seu guarda-roupa é a camisa branca de algodão ou de seda. Tanto em ambientes informais, como em looks mais chiques, pode conjugar a camisa com um fato; um blazer e jeans; e umas calças ou saia clássica, de tecido ou de pele. O corte slim fit, mais ajustado ao corpo, é bastante elegante e confortável. Aliás, as camisas com mistura de fibras elásticas não amarrotam tanto e adaptam-se aos movimentos.

  1. Jeans

Uns jeans escuros e de corte clássico, sem lavagens, rasgões ou aplicações, são perfeitos para um dress code informal ou para usar na casual friday, se trabalhar num ambiente mais formal. Os jeans são muito práticos, pois tanto podem ser usados com um blazer, camisa branca e saltos altos, como ao fim de semana, num look mais desportivo ou trendy.

  1. Blusas

De corte redondo ou em V, as blusas devem valorizar o seu tipo de corpo. São também uma boa forma de adicionar alguma cor ao seu rosto, por isso se tiver sobretudo tons neutros no seu guarda-roupa aproveite para apostar em tons mais vivos, como o vermelho, verde, azul e rosa. Invista em tecidos e malhas de boa qualidade, que sejam confortáveis e macias, e que não acumulem tanto o cheiro a suor, como o poliéster. Roupas em algodão, viscose, seda e linho são sempre opções acertadas, já que suas fibras são naturais e absorvem o suor. Evite também decotes muito acentuados e transparências no local de trabalho, usando sempre um top por baixo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.