A extensão de pestanas transforma e realça o olhar de uma forma natural sem se dar por elas. São um óptimo complemento da maquilhagem, tendo o poder de mudar por completo um look. A técnica consiste na aplicação de pestanas de pêlo natural, ou sintéticas, uma a uma, sobre as pestanas naturais. São coladas entre 15 a 30 pestanas uma uma, ou uma a uma, dependente do efeito pretendido.
A aplicação é feita respeitando a forma das pestanas naturais. Para a união das extensões de pestanas utiliza-se uma cola especial que dará grande aderência entre o pêlo sintético e o natural.
Esta cola, de grande durabilidade, é especialmente desenvolvida para a zona ocular. As extensões estão disponíveis em vários comprimentos, cores e espessura para criar um olhar bonito e natural. As cores brilhantes tais como o azul e o verde são muito populares e ajudam acentuar a beleza e a cor natural das pestanas.
No entanto, as mais utiliza¬das são as pretas, que conferem um ar sofisticado e sempre bonito. Com esta técnica conseguiremos um aspecto natural e uma maior luminosidade no olhar, sempre que a aplicação seja correcta e a cliente cumpra todos os cuidados recomendados pela profissional.
Extensão de pestanas vs postiças
Deve diferenciar-se extensão de pestanas e pestanas postiças. As pestanas postiças são um sistema rápido e simples para o prolongamento de pestanas, com uma durabilidade muito curta (um dia). A aplicação é sobre a pele da pálpebra móvel e retira-se com desmaquilhante ou com água. Na extensão de pestanas, a durabilidade é muito superior e a sua aplicação requer uma formação imprescindível para se conseguir um resultado correcto.
Saiba mais na próxima página
Vantagens das extensões de pestanas
• Olhar luminoso, alongado e sedutor
• Volume e comprimento extra
• Aspecto natural
• Procedimento de fácil aprendizagem
• Longa duração e resistente à água
• Efeito máscara de pestanas
Duração
A primeira sessão dura aproximadamente duas horas, a manutenção demora entre trinta minutos a uma hora. As extensões de pestanas têm uma durabilidade de 2 meses, com manutenções de 3 em 3 semanas, dependendo da boa aplicação e do bom cuidado pela parte da cliente, assim como do ciclo natural da pestana.
Este processo cíclico do pêlo da pestana dura em média 3 meses. No entanto, a periodicidade da manutenção depende do ciclo de vida das pestanas naturais, as características das pestanas naturais, o estilo de vida da pessoa e a técnica aplicada pela esteticista.
Conjugar técnicas
Para garantir a durabilidade da técnica de extensão de pestanas e ter a certeza de que não se aplica a pestana sintética num pêlo na fase telógena (fase de queda), recomenda-se realizar uma permanente e tinta de pestanas antes da aplicação das extensões de pestanas.
Este processo provocará a queda dos pêlos que se encontrem nessa fase. Assim, a permanente e a tinta de pestanas serão bons aliados no resultado desta técnica. Estas devem realizar-se 24h antes da aplicação das extensões para favorecer:
- A queda dos pêlos que se encontrem na fase telógena, para não se aplicar uma extensão sobre essa pestana, que terá pouca durabilidade.
- A forma correcta das pestanas, principalmente em casos de pestanas rijas e com a direcção para baixo.
- A cor das pestanas. Em alguns casos poderão apresentar-se alguns pêlos brancos ou com uma cor muito clara.
- A melhoria da estética e da duração do serviço. Recomenda-se realizar uma ondulação ligeira para dar uma forma correcta á pestaba natutralfacilitar a adesão da extensão ao pêlo natural.
Saiba mais na próxima página
Manutenção
Depois da realização do serviço de extensão de pestanas, a cliente deverá realizar manutenções de 2 em 2 ou de 3 em 3 semanas, dependendo do crescimento do pêlo natural das pestanas da cliente.
Neste tempo a cliente observará a perda de extensões junto com pêlos naturais, isto deve-se à passagem do pêlo á fase telógena na qual este se desprende e cai.
Recomendações após a extensão
- Deverá evitar-se a aplicação de água sobre a zona ocular durante 24 horas, para assegurar a secagem da cola.
- Não se deve esfregar os olhos.
- Deve-se evitar piscinas, saunas ou lugares com muita humidade ou vapores durante 24h.
- Recomenda-se pentear as pestanas com um pente de pestanas cuidadosamente.
- Não se deve aplicar máscara de pestanas.
- Deve-se evitar utilizar desmaquilhante durante as 24 horas seguintes à realização do serviço.
- No caso de ter que desmaquilhar a zona ocular, evitar desmaquilhantes oleosos. Para isso, utilizar desmaquilhante de base aquosa. Não usar toalhitas desmaquilhantes.
- Não se deve utilizar revirador de pestanas.
- Deve-se realizar os serviços de retoque quando a profissional considere oportuno.
Saiba mais na próxima página
Passo a passo
Desinfecta-se as mãos com materiais com solução higiénica preparadora.
Começa-se por desmaquilhar o olho da cliente com um disco de algodão e desmaquilhante de base aquosa.
Coloca-se os papelotes de protecção na pálpebra inferior, deixando as pestanas inferiores por cima.
Aplica-se a fita-cola em forma de X sobre as pestanas da pálpebra inferior para se isolarem das da pálpebra móvel.
Penteia-se as pestanas naturais com a escova para máscara para que estas se separem e fiquem ordenadas.
Com a pinça recta para extensões, selecciona-se uma pestana natural, submerge-se a metade da pestana artificial na cola de extensão de pestanas e fixa-se a extensão.
Para acelerar o processo de secagem ventila-se a extensão com a válvula secadora de extensões.
Formadora: Mafalda Lopes
Modelo: Adélia Reis
Fotografia: Paulo Neto
Agradecimentos: Cospro
Comentários