O sorriso pode ser a característica mais bonita de qualquer mulher, desde que seja devidamente cuidado. Por muito que possa recorrer a tratamentos e especialistas para ter uns dentes perfeitos, muitos dos problemas que afetam o aspeto dos mesmos, estão relacionados com a sua saúde. Por isso, conheça aquilo que pode fazer no seu dia-a-dia, para ter uma boca de sonho.

- A quantidade de saliva que produz influência muito a saúde dos seus dentes e por isso é essencial a sua limpeza. Um dos muitos benefícios da água é aumentar a produção de saliva, assim já tem mais uma razão para nunca se esquecer de beber o 1,5 litros de água recomendado. No entanto, evite beber águas minerais engarrafadas, pois não têm níveis de flúor suficientes.

- Se é fã de pastilha elástica saiba que estas até podem ser boas para si, desde que sejam sem açúcar.

- Não pode dispensa da sua alimentação os vegetais com fibras, pois reduzem as inflamações nas gengivas, o cálcio que diminui as manchas, o ananás que tem propriedades anti-inflamatórias e de limpeza, os citrinos que contém um alto teor de vitamina C que elimina as bactérias, fortalecem os dentes e reduzem o mau odor, bem como os morangos, devido ao seu ácido málico reduzem a sujidade. Os alimentos duros, como alguns queijos, ajudam ainda a aumentar a circulação sanguínea da sua boca.

- Mastigue bem tudo o que come. Estes movimentos acabam por ter o efeito idêntico ao de uma escova de dentes.

- Deixe de parte algumas frutas, como amoras e romãs, assim como os carboidratos, que favorecem a a proliferação de bactérias.

- Evite ou reduza o consumo de certas bebidas que podem manchar os dentes como vinho ou café. Se quiser pode e deve utilizar palhinhas para beber. Tenha especial atenção aos isotónicos presentes nas bebidas energéticas pois, favorecem a erosão dentária, expondo a sua dentina.

- Alguns dos seus vícios têm influencia no seu sorriso, nomeadamente o tabaco e o ranger os dentes. Este último embora possa ser uma ação involuntária, acaba por danificar o seu esmalte.

- Nunca descure a sua higiene oral. Lave os dentes a seguir a todas as refeições, passe fio dental e boceje um elixir, que deve ser recomendado por um especialista e lembre-se, marque uma consulta no seu dentista duas vezes por ano.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.