Apesar de, há alguns anos, terem estado muito na moda por serem uma das poucas opções para andarmos bronzeadas o ano todo, hoje, sabe-se que os solários não são inofensivos.

Teoricamente, estes aparelhos emitiriam somente radiações ultravioleta do tipo A (UVA), responsáveis apenas pelo fotoenvelhecimento da pele, e teriam filtros para impedir a passagem de UVB, que até há bem pouco tempo se acreditava serem os únicos responsáveis pelo cancro na pele.

Contudo, não só a radiação emitida nos solários contém contaminações de UVB, como os UVA também induzem o cancro cutâneo e alteram a função imunológica, para além de envelhecerem precocemente a pele. A Organização Mundial de Saúde (OMS) desaconselha, por isso, a utilização de solários por menores de 18 anos.

A Ultimate Beauty aconselha...

Se coloca o bronzeado à frente da sua saúde assegure-se, pelo menos, que o Centro que frequenta acolhe as recomendações da OMS sobre a utilização de solários, regulamentadas no decreto-lei nº 205/2005.

O cumprimento dos limites de radiação UV estipulados na lei, o fornecimento de óculos e protector genital, a interdição a menores de 18 anos e grávidas e a limitação do tempo de exposição são algumas das normas que deve cumprir. Se não for o caso, procure outro local.