1. Quais os principais inimigos da pele, no processo de envelhecimento?

Tendo em conta que a pele é a primeira barreira do nosso organismo, que “enfrenta” os impactos do meio ambiente, pode considerar-se que o Sol (em excesso) é o pior inimigo da pele. Outros inimigos são a má alimentação, o tabaco, o excesso de frio ou de calor e outros tipos de elementos nocivos. Basicamente envelhecemos porque oxidamos.

2. As rugas são hereditárias?

As rugas são a consequência de dois factores: a contracção muscular repetida (rugas de expressão) e o factor tempo (perda de tonicidade das fibras da pele). Embora não exista uma prova científica de que as rugas sejam “herdadas”, sem dúvida que o tipo de pele que se herdou pode influenciar os resultados.

3. O que podemos fazer para retardar o seu aparecimento?

Manter uma pele em boas condições, saudável. Hidratá-la e protegê-la da acção dos factores exteriores que provocam o envelhecimento, tais como o excesso de ultravioletas, tabaco e outros contaminantes. O consumo de antioxidantes e o uso sistemático de cremes com vitamina A (retinol) podem ajudar a retardar o seu aparecimento.

4. Como é possível a pele recuperar dos danos causados pelo excesso de Sol?

Felizmente, uma pele saudável possui mecanismos que, de uma forma espontânea, recuperam, em parte, dos danos causados pelo Sol. Embora com o passar do tempo eles se vão “desactivando”, a aplicação dos alfahidroxiácidos, retinóides e vitaminas podem ajudar e, nos casos mais graves, o peeling químico ou o laser resurfancing são de aconselhar.

5. A “base” protege a pele?

Bastante, se tiver na sua composição filtros solares que contribuam para a protecção dos ultravioletas. Como a base forma uma “barreira” sobre a pele, pode hidratá-la e protegê-la, mas limitadamente.

6. Os comprimidos de vitaminas melhoram a pele?

Naturalmente as vitaminas A, E e C e os ácidos gordos insaturados podem ter uma acção benéfica sobre a pele. Tanto por via oral como em aplicações, contribuem para a diminuição dos efeitos do envelhecimento da pele; no entanto, o abuso das vitaminas também tem contra indicações. Deve usá-las somente sob indicação médica.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.