Cada vez mais existe uma preocupação, na maioria por parte das mulheres, em manter uma pele jovem e enquanto esta é combatida com cremes e recurso a cirurgias estéticas é importante lembrarmos-nos de que a mente também pode ser um factor principal que pode beneficiar ou prejudicar esta solução. A Psicodermatologia é a ciência que está por detrás desta relação e que explica a estreita ligação entre a mente e a pele, estudando a causa psicológica de algumas doenças dermatológicas.

Devido a isto, está na altura de descobrir quais são as emoções que mais afetam a sua pele.

Amor

Este sentimento comum em pessoas apaixonadas, pode trazer inúmeros benefícios para o corpo pois liberta oxitocina, que tem efeitos positivos na beleza da pele. Além disso, a oxitocina regula os níveis de cortisol, um hormónimo associado ao stresse que pode afetar negativamente a pele.

Tristeza

Estar triste é tão mau para a mente como para o corpo, por dentro e por fora. Pesquisas comprovam que as pessoas tristes preferem ficar dentro de casa e acabam por não receber a quantidade necessária de vitamina D. Além disso, como consequência da tristeza, os vasos sanguíneos contraem-se o que provoca uma pele ainda mais pálida. E o fato de chorar acentua os 'pés de galinha' em volta dos olhos e os sais das lágrimas desidratam a pele. Por isso aprenda que estar triste só lhe trás desvantagens.

Ansiedade

Quando uma pessoa está preocupada ou com medo o corpo liberta cortisol. E grandes níveis deste hormónimo provocam a inflamação das células cutâneas, bem como um aumento da secreção de sebo que acaba por dar origem ao acne repentino. O cortisol também leva a um decréscimo do ácido hialurônico e colágeno nas células da pele, o que resulta numa pele mais seca e com rugas. A ansiedade afeta ainda o sistema imunológico.

Stress

Embora seja uma sentimento parecido à ansiedade, esta emoção não tem necessariamente uma carga negativa. O efeito do stress sobre as hormonas é o mesmo que tem a ansiedade, um aumento do cortisol e consequências semelhantes na pele. É ainda comum ficar com olheiras escuras em volta dos olhos, e com a pele com aspeto cansado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.